Foi divulgada na manhã desta terça-feira pela consultoria Convocados, em parceria com a XP, a pesquisa mais recente sobre o ranking de torcidas do futebol brasileiro. O documento apresenta um diagnóstico do esporte mais popular do país e ratifica o Flamengo como clube mais querido. O censo da Sport Track aponta que 24% da população torce pelo clube carioca. O segundo lugar pertence ao Corinthians (18%). O G-5 é fechado por São Paulo (11,5%), Palmeiras (9,5%), Palmeiras (9,8%) e Grêmio (4,7%). De acordo com esse levantamento, o tricolor gaúcho tomou a quinta posição histórica do Vasco (4,1%). Na média histórica, no entanto, o Vasco segue à frente do Grêmio.
O levantamento também compilou o resultado de 34 pesquisas anteriores realizadas no período de 1993 a 2022 por institutos como Datafolha, Ibope, Pluri, Paraná Pesquisas e Sport Track para traçar uma média histórica. O Flamengo se mantém líder com 17,1% seguido por Corinthians (13,4%), São Paulo (7,8%), Palmeiras (6,5%) e Vasco (4,8%).
O CEO da Sport Track, Rafael Plastina, comentou o resultado da pesquisa de 2022 depois de apresentá-la à imprensa no evento presencial e virtual desta manhã do qual o Correio Braziliense participou. “A distância do Flamengo para o Corinthians é relevante. O Corinthians é um time de alcance nacional, mas o Flamengo é o mais nacional de todos. A concentração é grande e puxada pela explicação dos clubes internacionais, que falamos do pilar da vitória, da exposição, do desejo pela competição. O time que ganha a Libertadores cresce, e vamos ver este reflexo na torcida do Palmeiras em alguns anos”, explicou o executivo da empresa.
Platina também falou sobre o procedimento da pesquisa. “A Sport Track ouve de 2.300 a 2.350 pessoas todo ano no fechamento do calendário do futebol. O ideal seria fazer duas ou três, até para pegar outros esportes que não têm a temporada no calendário de janeiro a dezembro. Por outro lado, alguns outros testes foram feitos e os resultados foram muito pouco distintos. O que a gente sempre apregoa é a validação a cada ano e a qualificação do questionário. Ele é testado desde 2006 e passa constantemente por calibre. A gente vem tendo consistência nesses dados”, comentou.
A pesquisa também posiciona as torcidas por faixa etária. Cruzeiro e Flamengo, por exemplo, têm as torcidas mais jovens do Brasil, com 60% e 54%, respectivamente, entre 16 e 34 anos. Na outra ponta, Santos e Fluminense têm os torcedores mais velhos. No balanço, 47% dos torcedores tricolores estão na casa de 34 a 54 anos contra 31% do Peixe.
A Sport Track também mapeou a preferência dos torcedores brasileiros por clubes de fora do país. O time europeu da moda é o Barcelona com 28%. Efeito, claro, da Era Messi e da passagem de brasileiros como Ronaldinho Gaúcho e Neymar pelo time catalão. Na sequência vem o atual campeão europeu, Real Madrid, com 24% das escolhas. O PSG, de Neymar, Mbappé e Messi é o terceiro (17,4%) e o Manchester United, quarto (4%). No início do século, o Milan ostentava o status de mais querido com 30%. Chama atenção a presença do Boca Juniors na pesquisa, com 1% dos torcedores ouvidos.