A caminhada verde-amarela rumo ao bicampeonato da Liga das Nações segue a todo vapor. Nesta quinta-feira (9/6), a Seleção Brasileira venceu a Eslovênia por 3 sets a 1, manteve a invencibilidade e autoridade na capital do país. No Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, os donos da casa foram superiores e triunfaram com parciais de 25/21, 21/25, 25/20 e 25/16.
Assim como na estreia com vitória sobre a Austrália, o Brasil entrou em quadra com desfalques. O técnico Renan Dal Zotto não contou com a qualidade e experiência dos ponteiros Leal e Lucarelli, lesionados, que retornarão somente na segunda etapa da Liga das Nações.
O set inaugural parecia que a Seleção Brasileira iria deixar os eslovenos tomarem conta. Os erros de saque no início custaram pontos que deixaram os adversários confortáveis na partida. Porém, o esquadrão verde-amarelo não desanimou. As boas tramas de Alan e Rodriguinho, combinadas com o bom aproveitamento do jovem Adriano no bloqueio mostraram que o Brasil poderia frear o ímpeto europeu que era 12 x 10. Com o pedido de tempo do técnico Renan Dal Zotto, os brazucas se organizaram em quadra e fecharam com um 25 x 21.
A parcial seguinte continuou quente. Adriano abriu o marcador e forçou a Eslovênia a correr atrás do resultado. Ajustado, o bloqueio brasileiro seguiu funcionando bem na dobradinha Lucão e Rodriguinho. No entanto, a frieza eslovena entrou em quadra e os visitantes foram encostando no marcador do Nilson Nelson e incomodando naquele que parecia ser um set tranquilo para os brasileiros. Com o empate por 8 x 8, o equilíbrio virou o enredo da partida. A disputa eletrizante ponto a ponto teve os eslovenos virando e abrindo quatro de vantagem e devolverem com o mesmo placar do set perdido: 25 x 21.
O terceiro set seguiu com a Eslovênia querendo surpreender ainda mais. Apesar da empolgação pelo triunfo na parcial anterior, o Brasil controlou os ânimos e virou para 7 x 4, abrindo 11 x 6 com excelentes bolas no meio e bloqueios por parte de Lucão. O bom desempenho brasileiro na parcial forçou o pedido de tempo esloveno, que até surtiu efeito momentâneo ao cortar a vantagem para dois pontos. O ritmo europeu, porém, não foi mantido e a Seleção seguiu com as rédeas do confronto até vencer a etapa por 25 x 20.
Focado em concluir a partida sem sustos maiores, o Brasil tratou de acelerar o seu jogo no set final. Mais inteiro após três sets, o esquadrão verde-amarelo tomou conta do duelo e logo tratou de abrir 10 x 6. Incomodados com a desvantagem, os visitantes até esboçaram uma reação, diminuindo a vantagem para quatro pontos, mas esbarraram em erro individuais e no oportunismo brasileiro. E com a festa da torcida em Brasília, a Seleção fechou o confronto por 25 x 16.
Sequência brasileira
Invicto na caça ao bicampeonato da Liga das Nações, o Brasil folga na próxima rodada e retorna à quadra do Ginásio Nilson Nelson no sábado (11/6), às 15h, contra os Estados Unidos, que também estão invictos na competição.
A primeira fase da Liga das Nações é disputada em três semanas, com quatro jogos para cada uma das 16 seleções divididas em dois grupos. As oito melhores avançarão à fase final, em Bolonha, na Itália.
Resultados desta quinta-feira (9/6)
» No Canadá
Alemanha 1 x 3 Argentina
Sérvia 1 x 3 França
Polônia 1 x 3 Itália
» Em Brasília
Japão 3 x 1 China
Holanda 0 x 3 Estados Unidos
Brasil 3 x 1 Eslovênia
*Estagiário sob a supervisão de Danilo Queiroz