Futebol Americano

Leões de Judá batem Tubarões do Cerrado e conquistam Taça Cairo Santos

O Cerrado Bowl foi vencido pelo time gamense, campeão do futebol americano do DF pela quarta vez

Paulo Martins*
postado em 25/06/2022 18:00 / atualizado em 25/06/2022 18:04
Leões de Judá batem Tubarões do Cerrado e conquistam a Taça Cairo Santos -  (crédito: Mateus Tourinho/FEFAC)
Leões de Judá batem Tubarões do Cerrado e conquistam a Taça Cairo Santos - (crédito: Mateus Tourinho/FEFAC)

Tenso, apertado, no fim do último quarto, o Gama Leões de Judá bateu o Tubarões do Cerrado pelo Cerrado Bowl na final da Taça Cairo Santos, realizado neste sábado (25/6), por 16-13, conquistando o tricampeonato de forma consecutiva.

O time do Leões de Judá ganhou, na moeda, a primeira posse do jogo, devolvendo a bola em seguida. Na primeira campanha dos Tubarões, a defesa leonina forçou erros do ataque e uma corrida de 64 jardas do camisa 25 Cavalo abriu o placar com o primeiro touchdown do jogo. O kicker Fialho errou o extra point, deixando o jogo em 6-0.

Em nova campanha do time gamense, duas faltas pessoais resultaram em uma grande perda de jardas para o ataque. Na terceira descida, um passe desequilibrado do QB Dimitri resultou em uma interceptação no meio do campo para os Tubarões, que recuperaram a bola.

Com o decorrer do jogo, a defesa dos Leões pressionassem os Tubarões contra a própria endzone, nas últimas cinco jardas em três descidas. A devolução da posse foi o resultado.

A defesa dos Tubarões faz um ótimo jogo, pressionando ferozmente o lançador adversário. Um passe forte em uma terceira descida terminou na interceptação de Babu, anulada por uma falta nas trincheiras. Duas jogadas depois, Ronelly recebeu um passe de 35 jardas, para colocar os Leões perto da linha de gol. Na terceira descida, Dimitri achou Kaleb no fundo da endzone e enviou passe para empatar o jogo. O kicker Vinicius conferiu o ponto extra para virar o jogo: 7-6, números finais do primeiro tempo.

No segundo tempo, o kickoff dos Leões forçou os Tubarões a começar desde o fundo do seu próprio campo. A campanha dos Tubarões chegou até a linha de 40 jardas do próprio campo, devolvendo a posse com um punt.

Em uma terceira para 17, um passe longo para a linha de 15 jardas do ataque virou uma interferência de passe a favor dos Leões, anulada na sequência, sendo motivo de revolta nas arquibancadas do Abadião. Após punt para as cinco jardas finais, a defesa leonina pressionou até a quarta descida, onde a pressão no punter terminou em safety: Leões 9-6.

Novamente com a bola, o ataque gamense demorou a evoluir: em uma quarta para duas jardas, em uma lambança do QB Dimitri ao running back Richard, a bola ficou solta e Rafael Isaac retornou o fumble para touchdown: Tubarões na frente, 13-9.

Dimitri, pouco confiante, arriscando passes com janela curta para recepção e saindo bastante do pocket dava pouca evolução para o ataque, já que o jogo corrido era oprimido pela defensiva flexível no box. A campanha, longa, seguia durante o último quarto do campeonato. Um passe desviado perto da mão do recebedor na terceira descida e a má decisão de correr em uma quarta para 20 deu a posse em descidas para o Tubarões.

Aos poucos a equipe azulina gastava o relógio com bom jogo terrestre no campo de ataque, apesar de ser ofuscado pela defensiva dos Leões, forçando novamente a devolução da bola.

O nervosismo do time leonino se fez evidente, pois não havia alternativas por ar e terra, até Dimitri achar o norte-americano Ronelly, 57 jardas à sua frente, queimando a secundária, correndo para a endzone. Virada dos Leões perto dos dois minutos finais, com ponto extra convertido: 16-13.

Arriscando na quarta descida, quase que os Tubarões voltam para o jogo no minuto final, com um passe de 68 jardas, anulado por falta. Na seguinte big play, o passe incompleto deu em turnover on downs. Bastou ao QB Dimitri ajoelhar duas vezes, para dar o tetracampeonato para os Leões de Judá, o terceiro de forma consecutiva.

O título foi festejado pelo lançador norte-americano dos Leões. "É o maior motivo de celebração para mim. Estivemos focados e concentrados em todo o campeonato e não pudemos baixar o foco em qualquer momento. Fui bastante pressionado e me custou achar espaços. Bom, no final, achei o Ronelly e terminou em touchdown", comentou.

Agora, passado o campeonato do Centro-Oeste, os times se concentram nos campeonatos nacionais: o Leões de Judá jogará o Campeonato Brasileiro e o Tubarões do Cerrado, a Liga Brasileira de Futebol Americano (BFA). A estreia dos dois representantes de Brasília no contexto do futebol americano nacional ocorrerá no fim de julho.

  • Leões de Judá batem Tubarões do Cerrado e conquistam a Taça Cairo Santos Mateus Tourinho/FEFAC
  • Leões de Judá batem Tubarões do Cerrado e conquistam a Taça Cairo Santos Mateus Tourinho/FEFAC

Leões de Judá comemoram a vitória em partida de futebol americano realizada neste sábado (25/6)
Leões de Judá comemoram a vitória em partida de futebol americano realizada neste sábado (25/6) (foto: Paulo Martins/CB/D.A. Press)

 

*Estagiário sob supervisão de Ronayre Nunes

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação