ESPORTE NO DF

Torneio de Beach Tennis em Brasília reuniu mais de 10 mil espectadores

Sand Series Decathlon contou com os melhores atletas do ranking mundial em cinco dias de disputas na área externa do Estádio Mané Garrincha

Victor Parrini*
postado em 20/06/2022 16:42
 (crédito: Marcelo Zambrana/Sand Series Decathlon)
(crédito: Marcelo Zambrana/Sand Series Decathlon)

Principal torneio de Beach Tennis do mundo, o Sand Series Decathlon fez sucesso durante a passagem por Brasília. Nos cinco dias de evento na área externa do Estádio Mané Garrincha, 10.500 pessoas lotaram as quadras e acompanharam de perto os melhores atletas do cenário nacional e internacional da modalidade.

As quadras de areia da capital federal receberam, ao todo, 584 atletas, entre profissionais, amadores, brasileiros de diversos estados e competidores de outras 17 nacionalidades.

Para isso, foi montada uma arena com 10.000 m² e 11 quadras, que se utilizaram de 650 m³ de para criar o clima de praia no carro. Nelas, foram utilizadas 864 bolas de beach tennis, 2.500 litros de água mineral, 1.000 litros de isotônico E 120 mil litros de água bruta para banheiros de quadra. Cerca de 10 mil toneladas de lixo foram coletadas e recicladas. Uma equipe de 48 pessoas esteve diretamente envolvida na competição, além de mais 150 colaboradores de forma indireta.

“Foram cinco dias de muita disputa, com jogos de alto nível, e um evento que proporcionou grandes momentos junto ao beach tennis, tanto para os jogadores, como para o público, que pode acompanhar as partidas em um espaço com toda a estrutura”, disse o diretor do torneio, Bruno Ferreira.

Ferreira revelou que toda a equipe está satisfeita com o evento realizado em Brasília. “Estamos muito felizes com os resultados, com o atual momento que o beach tennis vive em nosso País”, complementou.

Disputas do Beach Tennis em Brasília
Disputas do Beach Tennis em Brasília (foto: Marcelo Zambrana/Sand Series Decathlon)


Modalidade em evolução

O Brasil é considerado o epicentro mundial da modalidade. Das 2 milhões de pessoas que jogam no mundo, 800 mil estão no país. Um levantamento dos números dos torneios oficiais da Federação Internacional de Tênis (ITF) pelo mundo aponta para um crescimento de mais de 2.000% na prática do beach tennis de 2008 para cá.

Em 2022, o circuito mundial terá 71 torneios, sendo 20 deles no Brasil. Dos 11 maiores campeonatos da temporada, seis serão no país. A premiação total do circuito será de 753 mil dólares (cerca de R$ 3,9 milhões). A etapa em Brasília distribuiu pontuação recorde para o ranking e, também, a maior premiação de 2022: 55 mil dólares (aproximadamente R$ 285 mil).

Os campeões no DF

O líder do ranking mundial, Antonio Miguel Viera, confirmou o favoritismo e faturou dois títulos em Brasília. Nas duplas masculinas, foi campeão junto ao italiano Michele Cappelletti e, nas duplas mistas, ficou com o primeiro lugar com a italiana Flaminia Daiana. Nas duplas femininas, o título ficou com as italianas Sofia Cimatti e Nicole Nobile.

"É muito bom jogar no Brasil, uma satisfação enorme, com toda essa festa da torcida, em torneios muito bem organizados”, afirmou a campeã Sofia Cimatti. “Só tenho a agradecer pelo brilhante trabalho que está sendo feito no Brasil pelo esporte. Torneio incrível, com uma estrutura maravilhosa”, elogiou o campeão Antonio Miguel.

Entre os brasileiros, destaque para André Baran, vice-campeão nas duplas masculinas junto ao russo Nikita Burmakin. Vini Font disputou a final das duplas distas, com a alemã Maraike Bilgmaier. Nas duplas femininas, Rafa Miiller, jogando com a venezuelana Patty Diaz e a dupla Vitória Marchezini e Marcela Vita chegaram às semifinais.

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação