Na estreia no Distrito Federal pela Liga das Nações feminina, a Seleção Brasileira de vôlei ganhou a partida contra a Turquia na noite desta quarta-feira (15/6), no Ginásio Nilson Nelson. A equipe do técnico Zé Roberto Guimarães começou a partida com dificuldade de acertar os passes e atacar a seleção turca que iniciou o set atenta. Em um jogo cheio de emoções e com poucos erros de saque, ambas as equipes tiveram ataques precisos. As brasileiras se destacaram com um bloqueio forte. Perdendo o primeiro tempo, o Brasil conseguiu uma virada emocionante no segundo set e ganhou confiança para os seguintes: vitória por 3 x 1, parciais de 19/25, 25/23, 25/23 e 25/23.
O Brasil começou o primeiro set perdendo para a seleção turca, que abriu uma leve vantagem logo no início. Sem deixar abalar pela estreia, as jogadoras brasileiras foram buscar ponto a ponto na tentativa de levar o set. O bloqueio da equipe nacional funcionou bem na disputa com cinco bloqueios contra apenas dois da seleção adversária. No entanto, as turcas aumentaram a vantagem para seis pontos, mantendo um ataque forte, que mesmo o bloqueio brasileiro dando trabalho, não conseguiu segurar.
Repetindo o set anterior, a seleção da casa teve um início difícil. No segundo tempo, o ataque e o bloqueio das asiáticas não deram descanso para as brasileiras, fazendo com que as turcas abrissem novamente vantagem de cinco pontos. O Brasil estava com dificuldade de encaixar os passes e pontuar. O placar já marcava 10/5, quando Zé Roberto solicitou tempo. No retorno, as brasileiras iniciaram uma reação e encurtaram a diferença para 20/19. A partir daí, a seleção verde e amarela acertou o passe e conseguiu uma virada emocionante, fechando o set em 25/23 após erro de saque da equipe turca.
Em um terceiro set disputado ponto a ponto, as turcas marcaram primeiro, mas as brasileiras viraram rapidamente com um bloqueio forte. A parcial foi apertada. Com um rally longo, o Brasil se manteve na frente por dois pontos antes da parada e levantou a torcida presente no ginásio. A seleção prata nas Olimpíadas de Tóquio-2020 abriu vantagem de três pontos sobre as turcas, que não se abalaram e viraram o set em 20/19. Mostrando garra e determinação, a equipe de Zé Roberto ganhou a parcial por 25/23, repetindo o anterior.
Com duas vitórias parciais em sets, o Brasil foi para o quarto tempo. Mantendo o visto nos anteriores, a seleção nacional saiu atrás. Novamente em parcial disputada ponto a ponto, as equipes intercalaram quem ficava a frente de quem no placar. O ataque encaixado e preciso das brasileiras, junto com o bloqueio que funcionava bem desde sets anteriores, foi determinante para que a equipe de Zé Roberto abrisse uma ligeira vantagem de 17/14. Insistentes, as asiáticas encostaram na pontuação, mas não foi suficiente para tirar o set das medalhistas olímpicas, que ganharam a disputa por 25/23, levando o Nilson Nelson à loucura.
Brasileiras vibram por vitória
Ao fim do duelo no Ginásio Nilson Nelson, as jogadores da Seleção Brasileira comemoraram o bom início de caminhada na capital federal. Importante nos pontos de bloqueio do Brasil, a central Carol destacou que todos os jogos dessa etapa são contra adversárias difíceis e que a equipe verde e amarela está sendo construída. "Apesar de algumas (atletas) já terem jogado juntas, é uma readaptação. Estão integrando o grupo agora", comentou a atleta.
A central ressaltou que a cada jogo é uma tática diferente e comemorou a virada sobre a seleção turca. "A gente estuda, mas às vezes o time vem com uma formação diferente e uma outra proposta de jogo. Mas a gente conseguiu assimilar bem e entendeu que o nosso bloqueio e a nossa defesa são o nosso termômetro. Estou feliz com a nossa evolução e a nossa vitória", disse Carol.
Para a ponteira Gabi, a confiança entre as atletas é um fator determinante para os jogos. "Não comecei o primeiro set muito bem, mas elas me ajudaram a voltar para o segundo set muito melhor", confessou a nova capitã da seleção. "Mesmo com altos e baixos durante a partida, a gente tem que continuar lutando", destacou a jogadora.
A oposta Kisy vê um crescimento da equipe e já pensa no próximo jogo contra a seleção holandesa. "O time está se ajustando. A gente sabia da qualidade da equipe da Turquia e é uma construção daqui para frente", comentou a atleta. "Está sendo um grande presente para a gente e aproveitar essa torcida maravilhosa", disse sobre o clima no Ginásio Nilson Nelson.
Próximos jogos do Brasil
Esta é a segunda etapa da fase classificatória da Liga das Nações. Na sequência de duelos em Brasília, a equipe de Zé Roberto Guimarães encara também a Holanda, Itália e Sérvia. As seleções são as quatro semifinalistas do Campeonato Europeu de 2021. O time verde e amarelo vai jogar contra as holandesas nesta quinta-feira (16/6), às 21h. No fim de semana, a seleção retorna às quadras e encara a Itália, às 15h, no sábado (18/6), e a Sérvia, às 10h, no domingo (19/6).
A primeira etapa ocorreu nos Estados Unidos. O Brasil venceu três dos quatro jogos que disputou, perdendo apenas para a seleção anfitriã. A fase final, que será disputada em Ancara (Turquia), será formada pelas oito melhores equipes da fase classificatória. O Brasil está na quarta posição na classificação da Liga Mundial, com 12 pontos e quatro vitórias.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.