A fórmula de disputa da Segunda Divisão do Campeonato Candango de 2022 está desenhada. Na manhã desta quarta-feira (8/6), 12 dos 14 clubes com participação prevista na competição local se reuniram com dirigentes da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) em um restaurante do Lago Sul para definição de detalhes logísticos e de organização do torneio previsto para julho.
Botafogo, Samambaia, Planaltina, SESP/Samambaense, Real Brasília, Legião, Grêmio Valparaíso, Aruc, Sobradinho, Bolamense e Ceilandense tiveram representantes presentes. As ausências foram Cruzeiro e CFZ. A primeira deliberação do dia foi em relação às datas de disputa. Para os clubes se organizarem, o início ficou marcado para 30 de julho, uma semana após a previsão do calendário oficial. A final está prevista para 17 de setembro.
Com recorde de clubes participantes (14 ao todo), a fórmula de disputa da Segundinha será de dois grupos com sete clubes, com cada time jogando seis vezes e folgando uma rodada na primeira fase na própria chave. Serão dois classificados. Os cruzamentos serão os líderes contra os segundos colocados, com a semifinal, valendo o acesso, disputada em partidas de ida e volta. A final será única.
Houve uma contraproposta do Legião para que quatro times se classificassem por grupo com uma fase de quartas de final. Em votação apertada, a sugestão da FFDF venceu por 6 x 5. “Queremos parabenizar as equipes. Nunca tivemos 14 disputando a segunda divisão. Isso é importante para o futebol de Brasília. Que seja uma competição bem organizada e disputada dentro de campo”, enfatizou Daniel Vasconcelos, presidente da entidade.
As taxas de ambulância e arbitragem do torneio serão custeadas pela FFDF. Assim como o Candangão 2022, todos os jogos da Segundinha serão transmitidos. As veiculações devem ficar por parte da Eleven Sports e da TV Distrital. “Vamos ver se conseguimos recursos para custear a TV aberta. Se conseguirmos, vamos custear na TV Distrital. A Eleven já é certeza que conseguiremos”, destacou Daniel Vasconcelos, presidente da FFDF.
O Grupo A da Segunda Divisão do Campeonato Candango ficou dividido com Ceilandense, Sesp/Samambaense, Grêmio Valparaíso, Bolamense, Cruzeiro-DF, Aruc e Planaltina. Com times mais pesados, a chave B ficou dividida com Grêmio Brazlândia, Legião, Sobradinho, Botafogo-DF, Real Brasília, Samambaia e CFZ. Ao fim de toda a disputa, apenas dois estarão garantidos na Segunda Divisão
Dificuldade com estádios
Problema crônico do futebol candango, os estádios são uma preocupação dos organizadores e dos clubes participantes da Segunda Divisão. De acordo com Daniel Vasconcelos, presidente da entidade, os clubes devem começar a se organizar para definirem onde irão mandar suas partidas. Dos estádios mais utilizados, apenas Abadião e Defelê estão aptos para jogos com público.
“Todos estão cientes das dificuldades que vamos ter com estádio. Então, é um alerta. Temos dois meses para a data de início da competição. Começar a correr atrás. Os laudos, todos sabem que é uma dificuldade muito grande. Acredito que só o Defelê e o Abadião tem. O Serejão ainda não conseguiu”, ressaltou o presidente da FFDF. Os clubes terão a opção de atuarem com portões fechados.
Segunda Divisão do Candangão
Grupo A
Ceilandense
Sesp/Samambaense
Grêmio Valparaíso
Bolamense
Cruzeiro-DF
Aruc
Planaltina
Grupo B
Grêmio Brazlândia
Legião
Sobradinho
Botafogo-DF
Real Brasília
Samambaia
CFZ
Semifinal em ida e volta (1º A x 2º B e 1º B x 2º A)
Decisão única com os dois finalistas garantidos no Candangão 2023
1ª rodada
Grupo A
Sesp/Samambaense x Cruzeiro-DF
Grêmio Valparaíso x Ceilandense
Aruc x Bolamense
Grupo B
CFZ x Sobradinho
Botafogo-DF x Legião
Grêmio Brazlândia x Samambaia
Folgam: Real Brasília e Planaltina
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.