FUTEBOL FEMININO

Com DF na lista, Pia Sundhage convoca Seleção para amistosos e Copa América

Treinadora da Seleção Brasileira chamou a zagueira Tainara, do Bayern de Munique, e a meia Gabi Portilho, do Corinthians, para os compromissos internacionais

Victor Parrini*
postado em 06/06/2022 18:06 / atualizado em 06/06/2022 18:14
 (crédito: Thais Magalhães/CBF)
(crédito: Thais Magalhães/CBF)

A treinadora da Seleção Brasileira, Pia Sundhage, anunciou, nesta segunda-feira (6/6), os 24 nomes que estarão à disposição para os amistosos contra Dinamarca e Suécia, em 24 e 28 de junho, e Copa América, em julho, na Colômbia. Entre as convocadas, estão duas brasilienses: a zagueira Tainara, do Bayern de Munique, e a meia Gabi Portilho, do Corinthians. 

Embora tenha chamado 24 jogadoras, Pia Sundhage revelou a meio-campista Duda Sampaio, do Internacional, será baixa para a Copa América, pois o torneio permite apenas 23 inscritas. Ela ficará como alternativa, caso haja a necessidade de modificações na lista. A confirmação da treinadora abriu espaço paras as atletas do Distrito Federal na competição continental. 

"O desenvolvimento do jogo feminino é muito rápido em todo o mundo, e também na América do Sul. Basta olhar em volta para ver a qualidade. Você precisa ter confiança, sonhar com o objetivo, isso é bom, mas é muito importante estar preparado. Caso contrário, não vamos ganhar", analisou a treinadora. 

Programação 

A Seleção Brasileira inicia a preparação para os amistosos em 19 de junho, quando viaja para a Dinamarca. Em 24 de junho, a amarelinha visita as dinamarquesas em Copenhague, às 14h. Quatro dias após, encara a Suécia, às 13h30, em Estocolmo. 

No retorno ao Brasil, as jogadoras receberão folga antes da retomada dos trabalhos visando a Copa América. A Seleção viaja para a Colômbia em 5 de julho, quatro dias antes da estreia no clássico contra a Argentina. 

O torneio continental é parte vital do trabalho da Seleção Brasileira, pois garante três vagas diretas na Copa do Mundo Fifa, que será disputada na Austrália e Nova Zelândia, em 2023. O título garante, ainda, classificação aos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Maior campeão sul-americano, o Brasil buscará o oitavo título e inicia a caminhada no Grupo B, ao lado de Peru, Venezuela, Uruguai e Argentina.

Confira as convocadas:

» Goleiras
Letícia (Corinthians)
Lorena Grêmio)
Luciana (Ferroviária)

» Zagueiras
Antonia (sem clube)
Fernanda Palermo (São Paulo)
Kathellen (Inter de Milão)
Letícia Santos (Frankfurt)
Tainara (Bayern de Munique)
Tamires (Corinthians)
Rafaelle (Arsenal)

» Meias
Ary (Palmeiras)
Kerolin (North Carolina Courage)
Duda Santos (Palmeiras)
Luana (sem clube)
Angelina (OL Reign)
Duda (Flamengo)
Adriana (Corinthians)
Duda Sampaio (Internacional) *
Gabi Portilho (Corinthians)

*convocada apenas para os jogos contra Dinamarca e Suécia

» Atacantes
Debinha (North Carolina Courage)
Gabi Nunes (Madrid CFF)
Geyse (sem clube)
Bia Zaneratto (Palmeiras)
Gio Queiroz (Levante)

*Estagiário sob a supervisão de Danilo Queiroz

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação