O País de Gales está de volta à Copa do Mundo. Após 64 anos, a seleção galesa retornou ao Mundial ao vencer a Ucrânia, ontem, por 1 x 0, em Cardiff, pelas Eliminatórias Europeias.
A primeira e última Copa do País de Gales aconteceu em 1958. Na ocasião, a seleção foi eliminada nas quartas de final pelo Brasil, por 1 x 0, com direito a golaço de Pelé, o primeiro do "Rei do Futebol" em Mundiais.
A Ucrânia, que disputou a única Copa em 2006, não desistiu até o apito final e foi aplaudida pelos torcedores galeses presentes no estádio. A vaga vinha sendo buscada pela equipe ucraniana como forma de trazer alguma alegria ao povo, que sofre com a invasão russa e a guerra desde o fim de fevereiro.
Com a classificação do País de Gales, a Europa conheceu os 13 representantes na Copa do Mundo. Os outros 12 são Sérvia, Espanha, Suíça, França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Croácia, Inglaterra, Alemanha, Polônia e Portugal. O País de Gales entrou no Grupo B do Mundial, com Inglaterra, Irã e Estados Unidos.
Com a vaga do País de Gales, a Copa conhece 30 dos 32 classificados. Os dois lugares restantes serão definidos ainda neste mês de junho, em confrontos de repescagem.
Em Cardiff, o goleiro Hennessey foi o principal nome do País de Gales. Ele deu total confiança ao time, que fez o único gol aos 33. Gareth Bale cobrou falta. A bola iria no meio do gol, mas Yarmolenko, capitão e um dos destaques frente à Escócia, desviou e enganou Bushchan.
Nos minutos finais, a Ucrânia se impôs, mas não teve bola que passasse por Hennessey, o grande herói da classificação.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.