RUMO ÀS OITAVAS

Libertadores: os cálculos brasileiros na rodada final da fase de grupos

Com Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras garantidos, Brasil tenta emplacar mais quatro times nas oitavas de final

Bola nos pés e calculadora nas mãos. Esse será o cenário da última rodada da fase de grupos da Libertadores. O Brasil já tem três equipes garantidas e, a partir desta terça-feira (24/5), tentará emplacar mais quatro times entre os 16 melhores da América do Sul. No aquecimento para a definição, o Correio detalha a situação das oito chaves da competição continental.

Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras já estão garantidos nas oitavas de final. Com 13 e 15 pontos, respectivamente, Rubro-negros e alviverdes ainda travam a disputa pela melhor campanha geral da competição, que conta com a concorrência dos hermanos River Plate e Estudiantes (13). O Galo, por sua vez, entra em campo para assegurar a liderança e a presença no pote 1 no sorteio da próxima fase.

Segundo país que mais vezes levantou o troféu mais cobiçado do continente (21), o Brasil ainda segue com possibilidades de garantir um quarteto no próximo round do torneio. Para avançarem, Athletico-PR, Bragantino, Corinthians e Fortaleza dependem apenas de suas próprias forças.

No melhor dos cenários, o Brasil terá sete equipes nas oitavas de final da Libertadores, ou seja, quase a metade dos times. O número poderia ser melhor, caso o América-MG tivesse chances de classificação. Porém, o Coelho é o único time verde-amarelo que chega para a rodada final sem aspiração de avanço. Em contrapartida, os americanos ainda tentam beliscar o terceiro lugar, que dá a vaga na Copa Sul-Americana.

Grupo A

Na primeira chave, o Palmeiras é o líder absoluto com 15 pontos e tenta mais uma vitória para fechar com 100% de aproveitamento e garantir a melhor campanha geral da Libertadores. Em caso de empate ou derrota, o Verdão deverá torcer por tropeço Flamengo, River Plate e Estudiantes.

A segunda vaga do grupo é disputada pelo vice-líder Deportivo Táchira, com sete pontos, e Emelec, com cinco.

Rodada final
Terça-feira (24/5)
21h30 Palmeiras x Deportivo Táchira
21h30 Emelec x Independiente Petrolero

NELSON ALMEIDA/AFP - Palmeiras tenta fechar a fase de grupos com seis vitórias


Grupo B

A disputa do Grupo B promete emoção até o fim. Todos os quatro times têm chances de avançar. A diferença do líder Libertad para o lanterna Caracas é de apenas um ponto. O Athletico-PR é o vice-líder, com sete pontos, e caminha com as próprias pernas por uma classificação

Para confirmar a presença na fase seguinte, o atual campeão da Copa Sul-Americana precisa vencer o Caracas. Uma derrota anula todos os planos do Furacão. O empate só servirá em caso de vitória do Libertad sobre o The Strongest.

Rodada final
Quinta-feira (26/5)
19h Athletico-PR x Caracas
19h Libertad x The Strongest

Fabio Wosniak/Athletico - Furacão depende apenas de si para avançar na Libertadores


 

Grupo C
Uma vaga para três times, esse é o cenário da chave do Bragantino. Enquanto o Estudiantes nada de braçadas, com 13 pontos na ponta do grupo, Braga, Vélez Sarsfield e Nacional-URU brigam pelo último bilhete disponível para as oitavas de final.

Segundo colocado, com cinco pontos, e melhor saldo de gols, o Bragantino larga na frente e depende apenas de si. O Vélez vem logo em seguida, com os mesmos cinco pontos, mas com saldo inferior à equipe brasileira. Lanterna, com quatro, o Nacional-URU corre por fora. Os paulistas precisam da vitória com a manutenção ou melhora no saldo de gols. Se perder, se despede. Em caso de empate, torcerá por triunfo do Estudiantes.

Roda final
Terça-feira (24/5)
19h15 Nacional x Bragantino
19h15 Velez Sarsfield x Estudiantes

Ari Ferreira/Red Bull Bragantino - Bragantino precisa vencer o Nacional-URU



Grupo D

Ainda resta uma vaga na chave do Atlético-MG. O Galo já está garantido nas oitavas, mas buscará o resultado para garantir o primeiro e lugar e a presença no pote 1 no sorteio. Tolima e Independiente del Valle completam a disputa. Sem chances de avanço, o América-MG concentra os esforços por classificação à Sul-Americana.

Rodada final
Quarta-feira (25/5)
21h Atlético-MG x Tolima
21h Independiente del Valle x América-MG

Pedro Souza/Atlético - Galo tenta fechar fase de grupos na liderança

 


Grupo E

Outra chave equilibrada conta com a presença dos campeões Boca Juniors e Corinthians. Porém, a liderança é do Deportivo Cali, com oito pontos e saldo de gols superior ao do Timão, vice-líder. Os argentinos vêm logo atrás, com sete pontos.

Para avançar, o Corinthians precisa da vitória em casa contra o lanterna Always Ready. Vitória alvinegra somada ao tropeço do Cali levará a equipe do Parque São Jorge como líder da chave. O Boca, por sua vez, também precisa do triunfo na Bombonera para não ficar pelo caminho.

Rodada final
Qunta-feira (26/5)
21h Corinthians x Always Ready
21h Boca Juniors x Deportivo Cali

Rodrigo Coca/Ag. Corinthians - Timão está a uma vitória das oitavas da Libertadores



Grupo F

A definição do Grupo F também promete emoções. Com o líder River Plate garantido, resta apenas uma vaga às oitavas. Fortaleza e Colo-Colo brigam diretamente pela última classificação.

Para fazer história e avançar à próxima fase na primeira participação de Libertadores, o Leão depende apenas de si. A missão, porém, não será nada fácil. O confronto direto com o Colo-Colo no Chile será duro, mas, pela vantagem de três gols de saldo, os cearenses até podem empatar que garantem o avanço.

Rodada final
Quarta-feira (25/5)
19h Colo-Colo x Fortaleza
19h River Plate x Alianza Lima

Stephan Eilert/AFP - Para avançar, Fortaleza pode até empatar com o Colo-Colo que estará nas oitavas



Grupo G

No único grupo sem presença brasileira, o Colón já está classificado, com 10 pontos. Os argentinos visitam o lanterna Penãrol para garantir o primeiro lugar. A segunda vaga é disputada pelo vice-líder Cerro Porteño, com oito pontos, que recebe o Olímpia, que tem cinco, em confronto direto.

Rodada final
Quarta-feira (25/)
21h Peñarol x Colón
21h Cerro Porteño x Olimpia

Grupo H

Na chave puxada pelo Flamengo, a última rodada será apenas protocolar. O rubro-negro está garantido na liderança e tenta a vitória sobre o Sporting Cristal para se manter vivo na briga pela melhor campanha geral. Logo atrás, vem o Talleres, que visita a Universidad Católica, no Chile.

Rodada final
Terça-feira (24/5)
21h30 Flamengo x Sporting Cristal
21h30 Universidad Católica x Talleres

 

Marcelo Cortes/Flamengo - Flamengo quer vencer e abocanhar a melhor campanha geral


*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

NELSON ALMEIDA/AFP - 12/04/2022 Crédito: NELSON ALMEIDA/AFP. Brazil's Palmeiras Rafael Navarro celebrates after scoring against Bolivia's Independiente Petrolero during the Copa Libertadores group stage first leg football match, at the Allianz Parque stadium in Sao Paulo, Brazil,
Fabio Wosniak/Athletico - Furacão depende apenas de si para avançar na Libertadores
Ari Ferreira/Red Bull Bragantino - Bragantino precisa vencer o Nacional-URU
Pedro Souza/Atlético - Galo tenta fechar fase de grupos na liderança
Rodrigo Coca/Ag. Corinthians - Timão está a uma vitória das oitavas da Libertadores
Stephan Eilert/AFP - Para avançar, Fortaleza pode até empatar com o Colo-Colo que estará nas oitavas
Marcelo Cortes/Flamengo - Flamengo quer vencer e abocanhar a melhor campanha geral