Bola nos pés e calculadora nas mãos. Esse será o cenário da última rodada da fase de grupos da Libertadores. O Brasil já tem três equipes garantidas e, a partir desta terça-feira (24/5), tentará emplacar mais quatro times entre os 16 melhores da América do Sul. No aquecimento para a definição, o Correio detalha a situação das oito chaves da competição continental.
Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras já estão garantidos nas oitavas de final. Com 13 e 15 pontos, respectivamente, Rubro-negros e alviverdes ainda travam a disputa pela melhor campanha geral da competição, que conta com a concorrência dos hermanos River Plate e Estudiantes (13). O Galo, por sua vez, entra em campo para assegurar a liderança e a presença no pote 1 no sorteio da próxima fase.
Segundo país que mais vezes levantou o troféu mais cobiçado do continente (21), o Brasil ainda segue com possibilidades de garantir um quarteto no próximo round do torneio. Para avançarem, Athletico-PR, Bragantino, Corinthians e Fortaleza dependem apenas de suas próprias forças.
No melhor dos cenários, o Brasil terá sete equipes nas oitavas de final da Libertadores, ou seja, quase a metade dos times. O número poderia ser melhor, caso o América-MG tivesse chances de classificação. Porém, o Coelho é o único time verde-amarelo que chega para a rodada final sem aspiração de avanço. Em contrapartida, os americanos ainda tentam beliscar o terceiro lugar, que dá a vaga na Copa Sul-Americana.
Grupo A
Na primeira chave, o Palmeiras é o líder absoluto com 15 pontos e tenta mais uma vitória para fechar com 100% de aproveitamento e garantir a melhor campanha geral da Libertadores. Em caso de empate ou derrota, o Verdão deverá torcer por tropeço Flamengo, River Plate e Estudiantes.
A segunda vaga do grupo é disputada pelo vice-líder Deportivo Táchira, com sete pontos, e Emelec, com cinco.
Rodada final
Terça-feira (24/5)
21h30 Palmeiras x Deportivo Táchira
21h30 Emelec x Independiente Petrolero
Grupo B
A disputa do Grupo B promete emoção até o fim. Todos os quatro times têm chances de avançar. A diferença do líder Libertad para o lanterna Caracas é de apenas um ponto. O Athletico-PR é o vice-líder, com sete pontos, e caminha com as próprias pernas por uma classificação
Para confirmar a presença na fase seguinte, o atual campeão da Copa Sul-Americana precisa vencer o Caracas. Uma derrota anula todos os planos do Furacão. O empate só servirá em caso de vitória do Libertad sobre o The Strongest.
Rodada final
Quinta-feira (26/5)
19h Athletico-PR x Caracas
19h Libertad x The Strongest
Grupo C
Uma vaga para três times, esse é o cenário da chave do Bragantino. Enquanto o Estudiantes nada de braçadas, com 13 pontos na ponta do grupo, Braga, Vélez Sarsfield e Nacional-URU brigam pelo último bilhete disponível para as oitavas de final.
Segundo colocado, com cinco pontos, e melhor saldo de gols, o Bragantino larga na frente e depende apenas de si. O Vélez vem logo em seguida, com os mesmos cinco pontos, mas com saldo inferior à equipe brasileira. Lanterna, com quatro, o Nacional-URU corre por fora. Os paulistas precisam da vitória com a manutenção ou melhora no saldo de gols. Se perder, se despede. Em caso de empate, torcerá por triunfo do Estudiantes.
Roda final
Terça-feira (24/5)
19h15 Nacional x Bragantino
19h15 Velez Sarsfield x Estudiantes
Grupo D
Ainda resta uma vaga na chave do Atlético-MG. O Galo já está garantido nas oitavas, mas buscará o resultado para garantir o primeiro e lugar e a presença no pote 1 no sorteio. Tolima e Independiente del Valle completam a disputa. Sem chances de avanço, o América-MG concentra os esforços por classificação à Sul-Americana.
Rodada final
Quarta-feira (25/5)
21h Atlético-MG x Tolima
21h Independiente del Valle x América-MG
Grupo E
Outra chave equilibrada conta com a presença dos campeões Boca Juniors e Corinthians. Porém, a liderança é do Deportivo Cali, com oito pontos e saldo de gols superior ao do Timão, vice-líder. Os argentinos vêm logo atrás, com sete pontos.
Para avançar, o Corinthians precisa da vitória em casa contra o lanterna Always Ready. Vitória alvinegra somada ao tropeço do Cali levará a equipe do Parque São Jorge como líder da chave. O Boca, por sua vez, também precisa do triunfo na Bombonera para não ficar pelo caminho.
Rodada final
Qunta-feira (26/5)
21h Corinthians x Always Ready
21h Boca Juniors x Deportivo Cali
Grupo F
A definição do Grupo F também promete emoções. Com o líder River Plate garantido, resta apenas uma vaga às oitavas. Fortaleza e Colo-Colo brigam diretamente pela última classificação.
Para fazer história e avançar à próxima fase na primeira participação de Libertadores, o Leão depende apenas de si. A missão, porém, não será nada fácil. O confronto direto com o Colo-Colo no Chile será duro, mas, pela vantagem de três gols de saldo, os cearenses até podem empatar que garantem o avanço.
Rodada final
Quarta-feira (25/5)
19h Colo-Colo x Fortaleza
19h River Plate x Alianza Lima
Grupo G
No único grupo sem presença brasileira, o Colón já está classificado, com 10 pontos. Os argentinos visitam o lanterna Penãrol para garantir o primeiro lugar. A segunda vaga é disputada pelo vice-líder Cerro Porteño, com oito pontos, que recebe o Olímpia, que tem cinco, em confronto direto.
Rodada final
Quarta-feira (25/)
21h Peñarol x Colón
21h Cerro Porteño x Olimpia
Grupo H
Na chave puxada pelo Flamengo, a última rodada será apenas protocolar. O rubro-negro está garantido na liderança e tenta a vitória sobre o Sporting Cristal para se manter vivo na briga pela melhor campanha geral. Logo atrás, vem o Talleres, que visita a Universidad Católica, no Chile.
Rodada final
Terça-feira (24/5)
21h30 Flamengo x Sporting Cristal
21h30 Universidad Católica x Talleres
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima