O Real Brasília está de volta ao G-8 da Série A1 do Brasileirão Feminino. Na tarde desta segunda-feira, as Leoas do Planalto derrotaram o lanterna Esmac por 3 x 0 no Estádio Baenão, em Belém, e assumiram o sétimo lugar com 13 pontos. O time candango supera Atlético-MG e Flamengo nos critérios de desempate. Os oito melhores avançarão ao mata-mata. É o segundo triunfo consecutivo do time. O Avaí havia sido a vítima anterior.
A partida de hoje foi disputada sob forte calor na capital paraense, mas o Real Brasília não derreteu. Aproveitou muito bem as pausas para reidratação e teve paciência para cadenciar o ritmo e controlar a partida.
Marcela Guedes abriu o placar no primeiro tempo. Vivian e Dany Helena confirmaram o placar na etapa final. A estratégia para a vitória foi a mesma do início ao fim. Intenso, o Real Brasília explorou as jogadas em velocidade e deu poucas oportunidades de contra-ataque ao Esmac. Quando o adversário rondou a área candanga, não teve efetividade.
O primeiro gol saiu aos oito minutos do primeiro tempo. Depois de uma paciente troca de passes iniciada na direita, Marcela Guedes surgiu na cara do gol e tocou no canto para estufar a rede.
O Esmac tentou equilibrar a partida, mas sempre esteve mais próximo de sofrer o segundo. Isso aconteceu aos 37 minutos da etapa final. O lance começou com uma cobrança de lateral, troca de passes e assistência para Vivan ampliar o placar. O terceiro saiu na sequência depois de uma bela ação ofensiva iniciada por Raque na direita. Ela encontrou Dany Helena bem posicionada e consolidou a vitória do Real Brasília.
Embaladas, as Leoas do Planalto tentarão a tarceira vitória consecutiva. O adversário será o Internacional, no sábado, às 15h, novamente fora de casa, no Sesc Campestre, em Porto Alegre. Há uma certa rivalidade entre os dois times. No início do ano, o Real eliminou o time colorado da Supercopa em um jogo polêmico.
O outro representante da Capital na elite perdeu no domingo. O vice-líder Corinthians derrotou o Cresspom, no Abadião, em Ceilândia, por 3 x 0. A equipe do DF entrou na zona de rebaixamento e ocupa o 14º lugar. No domingo, enfrentará o Cruzeiro, às 15h, no Sesc Alterosas.