Novo campeonato de categorias de base do automobilismo brasileiro, a Fórmula 4 começa sua trajetória no país neste fim de semana com o Distrito Federal representado no grid de 16 pilotos. Com apenas 15 anos, mas dono de resultados expressivos na carreira, o brasiliense Pedro Clerot inicia a temporada 2022 mirando repetir o sucesso conquistado em outras competições com o objetivo de subir novos degraus em busca dos maiores campeonatos do mundo da velocidade. Nesta quinta-feira (12/5), ele se destacou nos treinos.
Campeão da Fórmula Delta, quando se tornou o piloto mais jovem a conquistar um título na categoria, e do Open do Brasileiro de Kart, Clerot optou por migrar para a Fórmula 4 em 2022 com a meta de manter a performance nas pistas, mesmo com a transição entre as categorias. Para começar bem a nova trajetória na carreira, o brasiliense realizou uma pré-temporada com diversos treinos coletivos na Itália. Com o carro da AKM Motorsport, ele conseguiu o primeiro lugar em Monza e boas colocações em Imola e Cremone.
Para Pedro, mesmo com a diferença entre os circuitos europeus e nacionais, as corridas em solo italiano foram uma boa experiência visando as seis etapas do calendário da Fórmula 4 em 2022. “Embora as pistas europeias sejam muito diferentes das brasileiras, ainda é muito útil pilotar o mesmo carro e os mesmos pneus que vou usar no Brasil”, comenta o brasiliense. A abertura do calendário da categoria será no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, município do interior de São Paulo.
O foco do piloto de Brasília é conseguir somar um bom resultado na cidade paulista para se impulsionar diante do nível de competitividade previsto para a Fórmula 4. “Minha expectativa para esse ano está bem alta. Me preparei bastante para avançar nesse início de temporada, e conseguir ótimos resultados até o fim da competição”, ressalta Pedro Clerot. “Estamos trabalhando muito para vencer essa temporada”, garante o brasiliense, que terá a oportunidade de correr na capital na sexta e última etapa, em novembro.
Clerot é o mais rápido do dia
Na abertura dos trabalhos no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, Pedro Clerot começou voando baixo. Nos treinos desta quinta-feira (12/5), o brasiliense voou baixo pilotando o carro da Full Time e fez o melhor tempo das atividades do dia, um treino extra dividido em dois grupos de oito pilotos que tiveram cerca de 1h na pista. A melhor volta do piloto do Distrito Federal foi em 1m28s907. Além dele, apenas Aurelia Nobels andou em tal casa de tempo. Em segundo, ela fez 1m28s989.
O fim de semana de estreia da Fórmula 4 no Velocitta terá continuidade nesta sexta-feira (13/5). A programação do dia inclui duas atividades livres e a classificação. As duas primeiras corridas da etapa serão disputadas no sábado (14/5). O encerramento da primeira etapa de 2022 está marcado para domingo (15/5), quando será disputada uma bateria da categorias na pista paulista. A transmissão ao vivo de todo o evento está sendo feita pela BandSports.