MUDANÇAS

Uefa confirma Liga dos Campeões com 36 clubes a partir de 2024

Entidade europeia aprovou novo formato de disputa a partir da temporada 2024/25. A mudança colocará fim à fase de grupos

A competição de clubes mais badalada do planeta bola passará por mudanças. Nesta terça-feira (10/5), a Uefa aprovou mudança no formato da Liga dos Campeões a partir da temporada 2024/2025. O torneio europeu terá o aumento de 32 para 36 clubes na fase inicial, que deixará de ser disputada no formato de oito grupos.

As quatro novas vagas para a fase inicial da Liga dos Campeões contemplarão o terceiro colocado na liga da federação que esteja na quinta posição do ranking da Uefa, um campeão nacional que venha classificatória "Caminho dos Campeões", além de duas federações com os clubes de melhor média de pontos por jogos na temporada anterior.

Com o aumento de quatro clubes na disputa continental, a fase de grupos será transformada em uma espécie de liga, onde todos os times disputarão oito jogos entre si, em jogos de ida e volta. Os oito melhores avançarão diretamente às oitavas de final. Os demais classificados serão conhecidos pelos playoffs jogados pelas equipes que terminaram entre a nona e 24ª colocações.

Todas as partidas da nova fase inicial estão previstas para serem disputadas em cerca de 10 semanas, totalizando dois meses e meio. Como de praxe, a Liga dos Campeões continuará com bola rolando aos meios de semana, não comprometendo os calendários nacionais das equipes.

“Estamos convencidos de que o formato escolhido atinge o equilíbrio certo e melhorará o equilíbrio competitivo e gerará receitas sólidas que podem ser distribuídas aos clubes, ligas e ao futebol de base em todo o nosso continente, aumentando o apelo e a popularidade das nossas competições de clube”, disse o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin.

O comitê da entidade europeia confirmou que a mudança de formato e o acréscimo de clubes serão estendidos à Liga Europa (com oito jogos na fase inicial) e à Liga Conferência (que terá seis partidas na fase que substitui a de grupos).

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima