A Libertadores viverá, nesta quinta-feira (26/5), o seu ato na final na fase de grupos. Até o momento, 12 equipes já carimbaram o passaporte para as oitavas de final. Restam, portanto, somente quatro vagas para completar o grupo dos 16 melhores times da América do Sul. No ritmo da definição continental, o Correio detalha a situação, com a felicidade dos classificados e a expectativa dos que almejam seguir na disputa pela glória eterna.
Segundo país que mais venceu a Libertadores, o Brasil conta, até o momento, com quatro das 12 equipes já classificadas às oitavas de final: Atlético-MG, Fortaleza, Flamengo e Palmeiras. A lista parcial também conta com o quinteto argentino formado por Estudiantes, Vélez, River Plate, Colón e Talleres, além dos equatorianos do Emelec, os venezuelanos do Tolima e o Cerro Porteño, do Paraguai.
Quatro vagas para sete times. Com dois brasileiros e equipes campeãs e tradicionais no cenário sul-americano, as situações dos grupos B e E prometem emoção até o final. Na segunda chave do torneio, o Athletico-PR depende apenas de si e pode até encerrar a campanha na fase com a liderança. O enredo é o mesmo para o Corinthians, que também caminha com as próprias pernas e pode fechar a classificatória na ponta.
Sorteio
Os confrontos das oitavas de final da Libertadores serão definidos por sorteio, na sexta-feira (27/5), às 13h. O evento em Assunção, no Paraguai, fará divisão entre os 16 classificados. Os primeiros colocados na fase de grupos integram o pote 1 e enfrentarão os vice-líderes, que ocuparão o pote 2.
Confira abaixo os classificados e a situação de cada grupo:
Grupo A
Palmeiras e Emelec estão classificados, enquanto o Deportivo Táchira jogará a Sul-Americana. O Verdão não só fechou na liderança da chave, como garantiu o melhor ataque e melhor campanha da história da fase de grupos, com 25 gols e seis vitórias em seis jogos. O desempenho assegurou, também, a primeira colocação geral, que permite o Palestra fazer os jogos de volta em seus domínios até as semifinais.
Grupo B
Todos os quatro times da segunda chave da Libertadores têm chance de avançar às oitavas de final. Com apenas um ponto de diferença entre o líder Libertad (7) para o lanterna Caracas (6), a situação é embolada. Segundo colocado, o Athletico-PR tem os mesmo sete pontos dos paraguaios e depende apenas de si para seguir na competição.
A vitória com dois gols de saldo de diferença para os líderes assegura a presença no pote 1 no sorteio da próxima fase. Uma derrota em casa anula todos os planos do Furacão. O empate só servirá em caso de vitória do Libertad sobre o The Strongest.
Rodada final
Quinta-feira (26/5)
19h Athletico-PR x Caracas
19h Libertad x The Strongest
Grupo C
O Grupo C terminou com dobradinha argentina. Estudiantes e Vélez Sarsfield estão garantidos nas oitavas de final. Representante do Brasil na chave, o Bragantino caiu de produção, ficou pelo caminho e viu a vaga para a Sul-Americana ficar com o Nacional-URU.
Grupo D
Atlético-MG e Tolima avançaram ao round entre os 16 melhores da América do Sul. O Independiente del Valle ficou com a vaga para a Sul-Americana. Outro mineiro no grupo, o América-MG se despediu da primeira participação continental na última colocação.
Grupo E
Na chave dos campeões Corinthians e Boca Juniors, quem puxa a fila é o Deportivo Cali. Os colombianos lideram com oito pontos com saldo de gols superior a três em relação ao Timão, que vem logo na segunda posição. Os argentinos aparecem na terceira colocação e precisam da vitória para não ficarem pelo caminho.
Uma vitória sobre o Always Ready, em casa, garante a equipe do Parque São Jorge nas oitavas. O empate assegura a vaga na segunda colocação, enquanto a derrota pode deixar a sequência na Libertadores em risco.
Rodada final
Qunta-feira (26/5)
21h Corinthians x Always Ready
21h Boca Juniors x Deportivo Cali
Grupo F
Como esperado, o River Plate avançou com autoridade e na liderança. O Fortaleza foi valente e abocanhou a segunda vaga do grupo, ao desbancar o Colo-Colo, por 4 x 3, em jogo eletrizante. O resultado colocou os chilenos na Sul-Americana. O Alianza Lima se despediu na lanterna, com apenas um ponto somado.
Grupo G
No único grupo sem brasileiros, a classificação foi argentina e paraguaia. Colón e Cerro Porteño avançaram na primeira e segunda colocações, respectivamente. O terceiro lugar ficou com o Olímpia. Pentacampeão continental, o Peñarol encerrou a campanha na última posição da chave.
Grupo H
Invicto, o Flamengo fez jus aos favoritismo e terminou na liderança da chave. O rubro-negro avançou às oitavas com a companhia do Talleres, que disputará o mata-mata da Libertadores pela primeira vez. A vaga na Sul-Americana ficou com os chilenos da Universidad Católica.
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.