Vôlei de Praia

Conheça Ernesto, o brasiliense formador de talentos no CT do Cangaço

Radicado em João Pessoa desde 1993, técnico Ernesto Vogado comanda um dos maiores centros de formação de talentos do vôlei de praia na Paraíba e comanda duplas candidatas ao título neste fim de semana no Parque da Cidade na etapa de Brasília do Circuito Brasileiro

O Distrito Federal revelou Bruno Schmidt, medalhista olímpico de ouro no vôlei de praia nos Jogos do Rio-2016, e produz jogadores em série na modalidade, mas a capital do país também forma técnicos. Um deles desenvolve talentos na Paraíba e desembarcou no quadrado para a etapa candanga do Circuito Nacional. A competição começou na quarta-feira e tem final prevista para domingo nas arenas montadas no Parque da Cidade. A entrada é franca. 

Ernesto Vogado nasceu em Brasília e trabalha no Centro de Treinamento Cangaço, em João Pessoa. Dois pupilos dele chegaram ao DF na ponta do ranking — os líderes Vítor Felipe e Renato e os vices, André e George. As duas duplas cobiçam o pódio no centro do poder sob a batuta do candango há um e três anos, respectivamente, na Paraíba. A meta do treinador brasiliense é ainda mais ousada: leva-los aos Jogos Olímpicos de Paris-2024.

André e George foram campeões no início deste mês na etapa de Itapema, em Santa Catarina. Ambos ocupam o topo no ranking de entradas mundial e acumulam pontos importantes na concorrida disputa por vagas à Olimpíada da França. Brilhar no DF seria mais um passo.

“A nossa expectativa é sempre ganhar. A última etapa em Brasília foi em 2019, o Super Praia. A dupla George e André ganhou. Hoje, o CT (Cangaço) vai mais forte, com Vítor e Renato, também, que estão na liderança da camisa dourada, e George e André. Nós temos outros atletas que estão participando do Torneio Aberto. A expectativa para o Top 8 é vencer. A gente não sabe com qual dupla”, projeta o técnico Ernesto Vogado.

Aos 52 anos, o treinador brasiliense foi eleito cinco vezes o melhor do Brasil. Quatro de forma consecutiva. Radicado em João Pessoa desde 1993, ele aterrissou no Nordeste quando era atleta e treinava com Cajá e Rossini antes de virar técnico. Apesar da distância da terra natal, Ernesto tem fama de pé-quente nas competições disputadas em casa. A dupla Álvaro Filho e Saymon conquistou a medalha de ouro em Brasília no Circuito Brasileiro na temporada 2016/2017. Em 2019, André e George terminaram em primeiro lugar no Super Praia.

“É sempre um prazer voltar à minha cidade natal. Foi aqui onde tudo começou e daqui levo resultados importantes para os atletas. Espero que nessa etapa não seja diferente”, torce o profissional dedicado ao vôlei desde os 12 anos de idade.

Localizado na Praia de Cabo Branco, o CT Cangaço é referência no vôlei de praia desde 2012. Nomes como Ricardo e Álvaro Filho passaram por lá. Ernesto Vogado comanda um grupo formado por profissionais como Ricardo Hugo, Gustavo Pontes e Riceler Waske. O local oferece estrutura com técnico, preparador físico, fisioterapeuta e psicólogo.

NOVO FORMATO

A temporada do Circuito Brasileiro passa por uma fase de adaptação. No novo formato, o evento é dividido em duas competições por etapa. O Aberto reúne as duplas entre o 8º e o 13º lugar no ranking, além de dois convidados e até oito parcerias classificadas pelo qualifying.

O Top 8 será disputado pelas sete duplas mais bem ranqueadas, além de um convidado especial: o campeão do Aberto anterior, que ganha o wild card como bônus pela performance. Na etapa de Brasília, as duplas Pedro Solberg/Arthur Lanci e Taiana/Hegê tiveram direito às senhas devido às medalhas de ouro conquistadas em Itapema (SC).

De acordo com o novo regulamento, os vencedores de cada etapa Top 8 recebem da CBV o custeio de passagem, hospedagem, transporte e alimentação para uma etapa do Circuito Mundial. As finais do Aberto, no sábado, e as decisões do Top 8, no domingo, serão transmitidas pelos canais Sportv, Vôlei de Praia TV e Facebook da CBV.