Em um confronto cercado por emoção e com gol aos 44 minutos do segundo tempo, o Internacional venceu o Fortaleza, por 2 x 1, no Beira-Rio, em Porto Alegre, pela segunda rodada da Série A do Campeonato Brasileiro e ganhou fôlego em meio ao terremoto provocado pela queda do técnico Alexander Medina. O confronto marcou a aposentadoria do ídolo D'Alessandro, que deixou seu gol.
Aos 41 anos, o meia-atacante argentino pendurou as chuteiras com a marca de ser o segundo jogador com mais partidas na história do Internacional. Com 529 jogos, ele fica atrás apenas de Valdomiro, ídolo do clube nos anos 1960, 1970 e 1980, com 803 jogos. Ao todo, D'Alessandro conquistou 10 títulos com o Colorado. O mais importante foi a Libertadores de 2010.
O camisa 10, autor do primeiro gol, teve uma homenagem ainda no gramado do Beira-Rio e falou emocionado aos torcedores. "O Inter é muito grande. Aprendi isso. Espero ter correspondido, estado à altura do clube. Tentei sempre fazer o melhor. A partir de amanhã (hoje), serei mais um torcedor. Muito obrigado. Terei muita saudade de vocês", discursou o uruguaio.
Para a partida festiva, o Inter foi comandado pelo interino Cauan de Almeida, substituto de Cacique Medina, demitido na última semana. E esta deve ter sido sua única partida à frente do time, já que Mano Menezes está apalavrado e pode ser anunciado ao longo da semana.
Com a vitória, o Inter somou os três primeiros pontos na competição e aparece em 12º lugar. O Fortaleza, com quatro derrotas seguidas na temporada, segue sem pontuar, na penúltima posição.