Mil e trinta dias depois do primeiro jogo das Eliminatórias na vitória da Mongólia contra Brunei, por 2 x 0, em 6 de junho de 2019, a 22ª edição da Copa do Mundo — a primeira no Oriente Médio — apresentou ao planeta bola, na tarde desta sexta-feira (1º/4), no Centro de Convenções de Doha, os caminhos que levarão ao título, de 21 de novembro a 18 de dezembro, no Qatar — nação com 11.581km quadrados e população (2,8 milhões) inferior à do Distrito Federal.
Até o fim do suspense, marcado pela definição do duelo entre Qatar e Equador no jogo de abertura, no Al Bayt Stadium, em Al Khor, e o endereço do Brasil no Grupo G, contra Sérvia, Suíça e Camarões, foram marcados 2.415 gols em 860 jogos. Dos 211 filiados à Fifa, 206 participaram do processo seletivo, com direito a paralisação na pandemia do novo coronavírus e declaração de guerra da Rússia à Ucrânia. Justamente por esses motivos, há três vagas em aberto. Os donos delas só serão conhecidos no meio do ano.
A caminhada do Brasil rumo ao hexa começará em 24 de novembro contra a Sérvia. Na sequência, os duelos serão diante da Suíça (28/11) e Camarões (2/12). Se der a lógica, a rota verde-amarela até a decisão do título pode ter duelos contra Uruguai (oitavas), Alemanha (quartas) e Argentina (semifinal).
Assistentes no sorteio, Cafu (Brasil), Lothar Matthäus (Alemanha) Adel Ahmed MalAllah (Catar), Ali Daei (Irã), Bora Milutinovi (Sérvia), Jay-Jay Okocha (Nigéria), Rabah Madjer (Argélia) e Tim Cahill (Austrália) foram os responsáveis por tirar as 29 bolinhas confirmadas na Copa, as outras oito pendentes, e alocá-las nos oitos grupos do Mundial com 32 países. A partir de 2026, o coração de mãe inaugurado em 1930 com 13 concorrentes terá 48.
Antes do início do sorteio, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, deu boas vindas à Copa. “A coisa está ficando séria agora, é para valer. A Copa do Mundo está começando. Desejo sorte a todos vocês, bem-vindos a Doha. Essa Copa será a melhor de todos os tempos. O maior espetáculo da terra, com mais de 5 bilhões assistindo ao redor do mundo. Todos estarão de mãos dadas, unidos, no Catar. Parabéns para as seleções já classificadas, vocês todas são vencedores. Agora, nos tempos atuais que estamos vivendo, temos um mundo dividido. Precisamos de ocasiões para unir as pessoas para celebrar a vida. E a Copa do Mundo é exatamente isso. Nós pedimos, o mundo pede, a comunidade do futebol pede, para todos os líderes, parem com os conflitos, cessem as guerras, promovam a paz, porque queremos que essa seja a Copa da união. Aproveitem a Copa do Mundo", disse.
Ao celebrar a vida, Infantino referia-se às vidas perdidas na pandemia. Dados da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, apontam 6,1 milhões de mortes pela covid-19 e 487,6 milhões de casos. Houve homenagens, também, a quatro lendas da Copa do Mundo que morreram neste ciclo de Copa. Os ídolos Diego Armando Maradona (Argentina), Paolo Rossi (Itália), Gordon Banks (Inglaterra) e Gerd Müller (Alemanha).
O Emir do Catar, Tamim bin Hamad Al Thani, também discursou. “Antes de começar pensei, ninguém quer ouvir nosso discurso, querem o sorteio. Mas, muito obrigado, presidente. Sinto muita felicidade em sediar esta Copa, vamos oferecer uma edição espetacular. Como apaixonado pelo futebol, pelo esporte, tenho a certeza que, como vocês, vou curtir muito esta Copa. O impacto dos eventos esportivos são grandes, vão além do esporte. Isso contribui para nossa aproximação, de todos os povos do mundo".
Conheça cada seleção clicando nos grupos abaixo:
» Os caminhos rumo ao título
Qatar
Equador
Senegal
Holanda
» Os favoritos? Holanda e Senegal
Inglaterra
Irã
Estados Unidos
País de Gales ou Escócia ou Ucrânia
» Inglaterra e Estados Unidos
Argentina
Arábia Saudita
México
Polônia
» Os favoritos? Argentina e Polônia
França
Peru ou Emirados Árabes Unidos ou Austrália
Dinamarca
Tunísia
» Os favoritos? França e Dinamarca
Espanha
Costa Rica ou Nova Zelândia
Alemanha
Japão
» Os favoritos? Espanha e Alemanha
Bélgica
Canadá
Marrocos
Croácia
» Os favoritos? Bélgica e Croácia
Brasil
Sérvia
Suíça
Camarões
» Os favoritos? Brasil e Sérvia
Portugal
Gana
Uruguai
Coreia do Sul
» Os favoritos? Portugal e Uruguai
Saiba Mais