O Distrito Federal revelou Bruno Schmidt, medalhista olímpico de ouro no vôlei de praia nos Jogos do Rio-2016, e produz jogadores em série na modalidade, mas a capital do país também forma técnicos. Um deles desenvolve talentos na Paraíba e desembarcou no quadrado para a etapa candanga do Circuito Nacional. A competição começou na quarta-feira e tem final prevista para domingo nas arenas montadas no Parque da Cidade. A entrada é franca.
Ernesto Vogado nasceu em Brasília e trabalha no Centro de Treinamento Cangaço, em João Pessoa. Dois pupilos dele chegaram ao DF na ponta do ranking — os líderes Vítor Felipe e Renato e os vices, André e George. As duas duplas cobiçam o pódio no centro do poder sob a batuta do candango há um e três anos, respectivamente, na Paraíba. A meta do treinador brasiliense é ainda mais ousada: leva-los aos Jogos Olímpicos de Paris-2024.
André e George foram campeões no início deste mês na etapa de Itapema, em Santa Catarina. Ambos ocupam o topo no ranking de entradas mundial e acumulam pontos importantes na concorrida disputa por vagas à Olimpíada da França. Brilhar no DF seria mais um passo.
“A nossa expectativa é sempre ganhar. A última etapa em Brasília foi em 2019, o Super Praia. A dupla George e André ganhou. Hoje, o CT (Cangaço) vai mais forte, com Vítor e Renato, também, que estão na liderança da camisa dourada, e George e André. Nós temos outros atletas que estão participando do Torneio Aberto. A expectativa para o Top 8 é vencer. A gente não sabe com qual dupla”, projeta o técnico Ernesto Vogado.
Aos 52 anos, o treinador brasiliense foi eleito cinco vezes o melhor do Brasil. Quatro de forma consecutiva. Radicado em João Pessoa desde 1993, ele aterrissou no Nordeste quando era atleta e treinava com Cajá e Rossini antes de virar técnico. Apesar da distância da terra natal, Ernesto tem fama de pé-quente nas competições disputadas em casa. A dupla Álvaro Filho e Saymon conquistou a medalha de ouro em Brasília no Circuito Brasileiro na temporada 2016/2017. Em 2019, André e George terminaram em primeiro lugar no Super Praia.
“É sempre um prazer voltar à minha cidade natal. Foi aqui onde tudo começou e daqui levo resultados importantes para os atletas. Espero que nessa etapa não seja diferente”, torce o profissional dedicado ao vôlei desde os 12 anos de idade.
Localizado na Praia de Cabo Branco, o CT Cangaço é referência no vôlei de praia desde 2012. Nomes como Ricardo e Álvaro Filho passaram por lá. Ernesto Vogado comanda um grupo formado por profissionais como Ricardo Hugo, Gustavo Pontes e Riceler Waske. O local oferece estrutura com técnico, preparador físico, fisioterapeuta e psicólogo.
NOVO FORMATO
A temporada do Circuito Brasileiro passa por uma fase de adaptação. No novo formato, o evento é dividido em duas competições por etapa. O Aberto reúne as duplas entre o 8º e o 13º lugar no ranking, além de dois convidados e até oito parcerias classificadas pelo qualifying.
O Top 8 será disputado pelas sete duplas mais bem ranqueadas, além de um convidado especial: o campeão do Aberto anterior, que ganha o wild card como bônus pela performance. Na etapa de Brasília, as duplas Pedro Solberg/Arthur Lanci e Taiana/Hegê tiveram direito às senhas devido às medalhas de ouro conquistadas em Itapema (SC).
De acordo com o novo regulamento, os vencedores de cada etapa Top 8 recebem da CBV o custeio de passagem, hospedagem, transporte e alimentação para uma etapa do Circuito Mundial. As finais do Aberto, no sábado, e as decisões do Top 8, no domingo, serão transmitidas pelos canais Sportv, Vôlei de Praia TV e Facebook da CBV.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.