A Adidas lançou, nesta quarta-feira (30/3), a bola oficial da Copa do Mundo do Catar, que ocorre entre 21 de novembro e 18 de dezembro deste ano no país da Ásia Continental. A Al Rihla, que significa "a jornada" em árabe, é inspirada na cultura, arquitetura e na bandeira do Catar. A bola já está à venda pelo site da Adidas e custa R$ 999.
Mais do que o design, a estrutura da bola também é nova: de acordo com a Adidas, a Al Rihla foi projetada para suportar alta velocidade e é "a que rola mais rápido fora do solo do que qualquer outra na história do torneio".
A Al Rihla tem base branca e é coberta por poliuterano texturizado de 20 peças. As micro e macrotexturas fazem com que, segundo a Adidas, haja “melhora na precisão, estabilidade no voo e no desvio”.
De acordo com a Fifa, o objeto foi testado em túneis de vento semelhantes aos usados pelas montadoras para reduzir a resistência ao vento de protótipos de veículos. A empresa também afirma que alguns jogadores que estarão na Copa também testaram o objeto. Os resultados demonstraram que ela tem altos níveis de precisão e confiabilidade no campo de jogo, devido “ao seu novo formato e texturas de superfície”.
“O jogo está ficando mais rápido e, à medida que se acelera, a precisão e a estabilidade de voo se tornam extremamente importantes”, disse Franziska Löffelmann, diretora de design – Football Graphics & Hardwear da Adidas.
“O novo design permite que a bola mantenha uma velocidade significativamente maior enquanto viaja pelo ar. Para o maior palco global de todo o esporte, nos propusemos a tornar o impossível possível com inovação radical, criando a bola da Copa do Mundo da FIFA mais rápida e precisa até hoje”, acrescentou Franziska.
Além disso, a Al Rihla é a primeira com prioridade sustentável, feita exclusivamente com tintas e colas à base de água. As cores fortes e vibrantes em um fundo perolado “representam o país-sede da Copa do Mundo e a velocidade cada vez maior do jogo”.
A Adidas fará um lançamento presencial em um campo feito especialmente para a ocasião e a bola utilizada, a primeira, será doada para o Challenge FC, o primeiro clube campeão da liga de futebol feminino da Arábia Saudita.
Depois, as bolas passarão por comunidades locais de futebol de 10 cidades, incluindo Dubai, Tóquio, Shanghai, Cidade do México e Nova York. Essa é uma iniciativa da empresa “para melhorar as condições de acesso e equidade” das periferias. Além disso, a empresa se compromete a doar 1% das vendas líquidas da Al Rihla ao movimento Common Goal, projeto cofundado por Juan Mata, jogador do Manchester United, que financia atividades de caráter solidário em todo o mundo.