COPA DO BRASIL

Ex-rei do Campeonato Potiguar é trunfo do Brasiliense contra o Globo

Técnico Celso Teixeira levou o modesto Potiguar de Mossoró ao título do Rio Grande do Norte em 2013. Nove anos depois, ele retorna ao Rio Grande do Norte com a missão de espantar a zebra que eliminou o Internacional

Considerada a competição mais democrática do país, a Copa do Brasil pode proporcionar momentos nostálgicos. Nesta quarta, o encontro decisivo entre Globo FC e Brasiliense, às 20h30, em Ceará-Mirim, pela segunda fase, promove o retorno de um personagem conhecido do futebol potiguar e considerado o rei do estado há quase nove anos. Atual dono da prancheta da equipe do Distrito Federal, o técnico Celso Texeira foi campeão por lá e conhece bem os caminhos para o sucesso no extremo do litoral brasileiro.

Dono de um vasto currículo, o professor do Jacaré comandou mais de 40 equipes do cenário nacional durante a carreira. Um dos capítulos mais vitoriosos da história do treinador de 60 anos foi vivido justamente no Estádio Manoel Dantas Barretto, o Barrettão, palco da partida derradeira entre os dois times. Em 2013, ele conduziu o modesto Potiguar de Mossoró às finais do estadual e faturou o título ao superar o América-RN nos pênaltis, por 5 x 4.

A conquista sobre o Mecão foi apenas a segunda estadual da modesta equipe de Mossoró, porém uma das mais desejadas pela torcida alvirrubra, pois quebrou o tabu de nove anos sem levantar o troféu mais importante do cenário local, colocando o atual comandante candango no hall dos vitoriosos do torneio.

Como todo bom mestre, Celso Teixeira fez escola. A caminhada vitoriosa em terras potiguares inspirou profissionais que podem ser considerados seus pupilos. Um deles, o adversário de logo mais, o técnico Jaelson Marcelino. Os dois trabalharam juntos por cinco temporadas, quando Marcelino ainda atuava como atacante.

Vivendo a décima temporada como treinador, o aluno de Celso Teixeira não esconde a admiração pelo ex-professor, mas espera dar-lhe o mesmo fim que o do bicampeão América Internacional. Na primeira fase, os potiguares não tomaram conhecimento dos colorados, venceram por 2 x 0 e fizeram os gaúchos voltarem de mãos vazias, sem classificação e sem grana no bolso.

Para afastar a máxima aristotélica de que o verdadeiro discípulo é aquele que supera o mestre, o Brasiliense de Celso Teixeira precisará muito mais do que o empate obtido na fase inaugural, diante do Humaitá-AC. Assim como o vizinho Ceilândia, para abocanhar a vaga no terceiro round da Copa do Brasil — estágio onde entram as equipes da Libertadores — e embolsar mais R$ 1,9 milhão em prêmio, o Jacaré depende da vitória. Uma nova igualdade no placar levará a decisão para os pênaltis.

Programe-se

Globo FC x Brasiliense
Quando: Hoje, às 20h30
Onde: Estádio Manoel Dantas Barretto, Ceará-Mirim (RN)
Árbitro: Rafael Martins de Sá (RJ)

Prováveis escalações

Globo FC
André Zuba; Maranhão, Mael, Eduardo Bahia e Fernando; Ramon, Hitalo, Nino Mipibu e Hiltinho e Anderson; Rômulo. Técnico: Jaelson Marcelino

Brasiliense
Sucuri; Andrezinho, Badhuga, Gustavo Henrique e Goduxo; Railon, Aldo e Zotti; Luquinhas, Daniel Alagoano e Marcão. Técnico: Celso Teixeira

 

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima