As partidas contra clubes pequenos nos estaduais raramente têm importância esportiva para times grandes. Porém, o confronto do Fluminense contra o Resende, ontem, teve grande importância para o tricolor. Com a goleada por 4 x 0, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, os comandados de Abel Braga confirmaram a liderança do primeiro turno do Campeonato Carioca e, de quebra, levantaram o tradicional troféu da Taça Guanabara. Apesar de simbólica, a conquista dá folego ao clube para a sequência da temporada.
Em termos de regulamento, a primeira colocação na fase inicial do Carioca dá ao Fluminense o direito de enfrentar o dono da quarta posição nas semifinais — provavelmente o Botafogo — com direito de empatar. O triunfo, porém, enche o tricolor de moral às vésperas da decisão por um lugar na fase de grupos da Libertadores em duelo duplo contra o Olimpia, nas próximas quartas-feiras. No ano, o time carrega o recorde de 11 vitórias seguidas, a melhor sequência atual da elite mundial.
Com o momento favorável, o tricolor atropelou o Resende com facilidade. Em menos de três minutos, o time reserva do Flu vencia por 2 x 0 com gols de Arias a um, e Martinelli, aos quatro. Ainda no primeiro tempo, Nonato ampliou. Na etapa final, Heitor marcou contra. O resultado colocou a Taça Guanabara nas mãos da equipe do técnico Abel Braga.
"A representatividade de um título é muito importante, porque você olha para a arquibancada e vê o torcedor feliz. É uma forma de dizer obrigado. O Fluminense formou meu caráter, minha dignidade e sou extremamente grato a este clube por isso", vibrou o treinador, elogiando o desempenho da equipe próximo ao momento decisivo da temporada.
"É o primeiro título do ano, depois a gente pensa na quarta-feira, que vai ser muito mais complicado. Vamos comemorar um pouquinho hoje, ficar feliz pelo trabalho que estamos fazendo e pensar na quarta, tentar ganhar de novo, fazer vantagem, mas não vai ser fácil. Estamos com o pé no chão", acrescentou o meia Paulo Henrique Ganso, um dos destaques do jogo de ontem.