ESPORTE E TECNOLOGIA

Aplicativo promove peneira online e auxilia no sonho de jovens jogadores

Ferramenta da empresa canadense LinkSports trabalhará com treinamentos virtuais, ranqueando os melhores atletas. Os selecionados participarão de observação presencial no Estádio Mané Garrincha, em 16 de abril

Victor Parrini*
postado em 26/03/2022 14:55
 (crédito: Gabriel Jabur/Agência Brasília)
(crédito: Gabriel Jabur/Agência Brasília)

Primeiro brinquedo de muitos brasileiros e brasileiras, a bola também pode ser instrumento de trabalho e o principal caminho para o sustento de muitas famílias. Seguindo a onda de inovação digital, a empresa canadense LinkSports resolveu desenvolver um aplicativo que promete auxiliar no desenvolvimento de jovens jogadores de futebol e oferecer oportunidades para ingressarem na base de clubes profissionais.

Disponível para os sistemas operacionais Android e iOS, o aplicativo LinkSports tem a missão de colocar jovens talentos nos radares de olheiros espalhados pelo Brasil. A plataforma oferece treinamentos específicos para os futuros jogadores, baseados nas características específicas de cada um, como idade, posição em que atua, perna boa e outros quesitos.

Diretor de comunicação da LinkSports, Fernando Augusto Cury conta que as atividades propostas no aplicativo terão impacto direto na observação dos atletas. “O objetivo é conseguir engajar jovens, familiares e amigos para que eles baixem e usem o aplicativo, cumpram e subam os vídeos dos desafios, pois é o que efetivamente traz a possibilidade de ter o talento monitorado pelos observadores técnicos de clubes ou independentes, que também têm acesso ao app gratuitamente”, esclarece.

Conforme realizam os treinamentos na plataforma, os usuários serão avaliados, ranqueados por algorítimos e avaliados pelos especialistas cadastrados, que farão uma seleção dos mais qualificados. Os escolhidos participarão de uma peneira presencial no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, em 16 de abril. O evento contará com a presença de clubes brasileiros, que observarão de perto os futuros atletas.

Para Cury, a escolha da capital federal para o evento passa pela ausência de clubes de futebol masculino nas principais competições do país. “Brasília tem um número enorme de escolinhas de futebol e você não tem os clubes profissionais figurando nas principais ligas. Temos um gigante estádio, um volume grande de praticantes de futebol e de crianças/adolescentes que praticam futebol e a oportunidade deles serem observados pelos clubes de todo o país”, justifica.

A princípio, o LinkSports trabalhará com foco na centro-oeste, devido à falta de trabalhos de base em muitas localidades da região. “Acredito no esporte como uma rota para criar um mundo melhor. Quanto mais crianças praticarem esporte, mais qualidade de vida terão. O esporte abre caminhos para gerar bons frutos para toda uma sociedade”, complementa o diretor.

O termo “país do futebol” é comprovado pela história vitoriosa de nossos clubes e Seleção, mas também pelo sonho que o esporte alimenta no coração de jovens. Segundo levantamento do Instituto Locomotiva, realizado em 2021, 74% dos adolescentes de até 15 anos afirmam terem o sonho de se tornarem jogadores profissionais de futebol.

*Estagiário sob a supervisão de Danilo Queiroz

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação