Futebol

Fifa autoriza jogadores ucranianos a se transferir para outros clubes

Na semana passada, o Conselho da organização suspendeu os contratos de jogadores e treinadores estrangeiros que atuavam em Rússia e Ucrânia até o final da temporada

Agence France-Presse
postado em 16/03/2022 16:20 / atualizado em 16/03/2022 17:06
Os torcedores mostram sua solidariedade com a Ucrânia antes do jogo de futebol da primeira divisão alemã Mainz 05 x BVB Borussia Dortmund em Mainz, oeste da Alemanha, em 16 de março de 2022. -  (crédito: Daniel ROLAND / AFP)
Os torcedores mostram sua solidariedade com a Ucrânia antes do jogo de futebol da primeira divisão alemã Mainz 05 x BVB Borussia Dortmund em Mainz, oeste da Alemanha, em 16 de março de 2022. - (crédito: Daniel ROLAND / AFP)

A Fifa estendeu nesta quarta-feira (16/3) a jogadores ucranianos a possibilidade, aberta na semana passada para jogadores e treinadores estrangeiros na Ucrânia e na Rússia, de assinar contratos com clubes de outros países sem ter que esperar a abertura da janela de transferências.

Como a Ucrânia declarou uma mobilização geral na qual os homens de 18 a 60 anos devem permanecer no país, será necessário que os jogadores estejam “autorizados a sair conforme as regras atuais sobre os movimentos transfronteiriços de cidadãos ucranianos”, informou a Fifa em comunicado.

Cada clube poderá receber até dois profissionais beneficiados por esta medida, conforme detalhado em anexo do regulamento sobre o estatuto dos jogadores afetados pela invasão da Rússia à Ucrânia.

Na semana passada, o Conselho da Fifa suspendeu os contratos de jogadores e treinadores estrangeiros que atuavam em Rússia e Ucrânia até o final da temporada.

A Rússia está isolada no mundo esportivo e excluída de competições internacionais. O objetivo desta medida da Fifa é “facilitar a saída” de todos os que não tenham chegado a um acordo com seus clubes.

Estes profissionais terão o “direito de suspender unilateralmente seu contrato de trabalho” até o dia 30 de junho e poderão assinar com equipes de outros países até 7 de abril.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação