O ditado popular versa que gato escaldado tem medo de água fria. Mas com o Ceilândia foi diferente. Em um jogo truncado e faltoso — com direito a expulsões — marcado por uma chuva torrencial, o time da capital federal alcançou um feito inédito na Copa do Brasil. Ontem, o alvinegro não se intimidou diante do Avaí, time da Série A do Campeonato Brasileiro, e das condições adversas provocadas pelo clima no Estádio da Ressacada e, apostando na disposição, a equipe candanga conseguiu se impôr diante do leão da ilha: venceu por 2 x 1 e confirmou a vaga na sequência do torneio nacional.
A vaga é importante para o Ceilândia por diversos fatores. Além da chance de enfrentar times grandes na terceira fase — a CBF definirá os confrontos por sorteio —, o Gato Preto ganhou moral para a reta final do Campeonato Candango na temporada em que jogará a Série D do Campeonato Brasileiro. O alvinegro recebeu, ainda, um reforço importante para os cofres com a premiação de R$ 1,9 milhão pela vitória contra o Avaí.
A forte chuva em Florianópolis atrasou o início do jogo em 1h. Quando a bola rolou, o campo encharcado influenciou bastante no desempenho das duas equipes. No primeiro tempo, a partida foi marcada por divididas fortes e bastante vontade dos times para vencer os empecilhos causados pelas poças d'água. O Ceilândia foi o primeiro a conseguir. Aos 19 minutos, Crystian aproveitou bobeada da zaga e colocou os candangos na frente. Mas a alegria durou pouco. Com 21, Morato chutou forte para vencer Matheus Kayser. Na reta final, Bruno Silva e Igor Ribeiro se desentenderam em campo e foram expulsos.
Na etapa final, o gramado ainda apresentava água acumulada em diversos pontos, mas com uma condição melhor. Mais à vontade em campo, o Avaí encurralou o Ceilândia na defesa. O time catarinense, porém, não chegou a criar grandes oportunidades de marcar pela segunda vez na Ressacada. O alvinegro também assustou pouco o goleiro Douglas Friedrich. No fim, o Gato Preto conseguiu um belo gol de classificação. Em jogada pela esquerda, a bola desviou na zaga catarinense e sobrou para Gabriel Vidal. O zagueiro encheu o pé, encontrou a rede e comemorou bastante. Após o lance decisivo, Morato foi expulso.
Com o Avaí criando um clima de abafa no final, o Ceilândia se fechou por completo na defesa e esperou o relógio atingir os 51 minutos para confirmar a histórica classificação no Sul do Brasil. Com sensação de orgulho pelo feito, o zagueiro Vidal comemorou bastante a classificação do alvinegro. "Quero agradecer a Deus por tudo o que vem fazendo na minha vida. É um momento muito importante. Vocês viram a garra e a luta. Quando parou de chover, a gente fechou e falamos que íamos trazer a classificação. Deu tudo certo", comemorou o herói alvinegro em entrevista ao SporTV.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.