NBB

Cerrado e Corinthians fazem confronto direto por playoffs

Arthur Ribeiro*
postado em 06/03/2022 00:01
 (crédito: Divulgação/Cerrado Basquete)
(crédito: Divulgação/Cerrado Basquete)

Com a aproximação da pausa para o Jogo das Estrelas — marcado para 18 e 19 de março — e o aumento da pressão para os jogos finais da temporada do Novo Basquete Brasil (NBB), toda partida começa a ter um clima de decisão. Dessa forma, Cerrado e Corinthians entram em quadra, hoje, às 11h, no ginásio da Asceb, na 904 Sul, com meta de dar fim à oscilação em confronto com status de determinante para a luta das duas equipes em busca de chegar aos playoffs. Com portões fechados aos torcedores, o confronto terá transmissão através do YouTube.

Coladas na tabela — os paulistas estão em 13º e os candangos em 14º — e próximas da zona de playoffs — classificam-se os 12 mais bem colocados —, as duas equipes chegam para a partida em pé de igualdade e com pontos a melhorar para tentar chegar ao mata-mata do NBB. Enquanto o Timão espera ser mais constante na temporada, os donos da casa trabalham para manter um ritmo linear durante as partidas. Com somente oito e 10 jogos pela frente, respectivamente, candangos e paulistas tem no confronto direto a chance de somar pontos importantes e seguir na busca por sobrevida na competição nacional.

Os dois times chegam para o confronto após serem derrotados pelos líderes em seus últimos jogos. Apesar de impor dificuldades, o Cerrado perdeu para o vice-líder Flamengo, por 69 a 63, na quarta-feira. Para o técnico Bruno Lopes, duas derrotas seguidas são ruins para a equipe verde na tentativa de ir aos playoffs. "Independentemente de contra quem a gente for jogar, temos que buscas vitórias nessa reta final", pontuou.

Apesar de ter apenas oito triunfos em 24 confrontos disputados, a equipe candanga conseguiu fazer frente contra a maioria de seus adversários, mas acabou perdendo alguns jogos importantes no último quarto, muito pela oscilação do desempenho defensivo, o terceiro pior em pontos totais cedidos, atrás somente de Pato e Mogi, que têm dois jogos a mais no NBB. Contra o Timão, a meta é dar fim à instabilidade. "A última semana de preparação foi importante para realmente corrigir os erros", prosseguiu o treinador dos candangos.

No encontro com os paulistas no primeiro turno, em jogo válido pela sétima rodada, os candangos levaram a melhor por 89 a 79. Na ocasião, o Cerrado contou com a grande performance de Daniel Von Haydin, ala emprestado pelo próprio Timão, que anotou 22 pontos. Além disso, a equipe da capital federal teve amplo domínio nos rebotes (45 a 35), nas assistências (24 a 15) e na eficiência (114 a 83), aliado ao bom aproveitamento do perímetro (45%) e da linha de lance livre (94%).

O Corinthians, por sua vez, foi superado pelo líder Franca, por 81 a 65, na última rodada e vem de outras duas derrotas e duas vitórias em suas cinco partidas anteriores. Porém, os paulistas seguem inconstantes, cenário comum no Parque São Jorge desde o começo da temporada. No retrospecto recente, o Timão fez jogo duro contra o Minas, mas poucos dias antes foi superado pelo Pato Basquete, time da parte de baixo da tabela. Assim, nunca se sabe qual paulista irá se enfrentar: aquele capaz de vencer os melhores da classificação ou o que pode ser superado por qualquer outro.

*Estagiário sob a supervisão
de Danilo Queiroz

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação