O atual campeão, Chelsea, abriu 2 x 0 no início do duelo à parte com o Lille pelas oitavas de final da Liga dos Campeões. O Manchester United arrancou empate, ontem, por 1 x 1, em um duelo duríssimo no Wanda Metropolitano. O Sporting foi humilhado pelo Manchester City por 5 x 0 no duelo de ida. A Inter teve a eliminação encaminhada pelo Liverpool ao perder, em Milão, por 2 x 0. Para variar, a nata da Premier League provou que está em outro patamar.
A fase de mata-mata engatinha, mas é possível cravar que dois ingleses estão classificados para as quartas de final. O Sporting vai até Manchester a passeio para o duelo de volta contra o timaço do City. A virada da Internazionale, em Anfield Road, é improvável. A do Lille, também, diante do Chelsea. A rigor, teremos um duelo equilibrado na volta. O segundo
round entre Manchester United e Atlético de Madrid, no Old Trafford, é totalmente imprevisível.
São quatro ingleses nas oitavas. Hoje, três estão com um pé nas oitavas. Das últimas cinco finais da Liga dos Campeões, três contaram com times ingleses. Duas delas entre times da terra da rainha. O Liverpool superou o Tottenham em 2019; e o Chelsea derrotou o Manchester City na edição passada.
A superioridade dos ingleses é tamanha que Pep Guardiola comentou, depois da vitória por 5 x 0 sobre o Sporting, na terça-feira, que, atualmente, só teme um adversário: o Liverpool. Nem o badalado Paris Saint-Germain, de Messi, Mbappé e Neymar, amedronta o técnico espanhol.
"O Liverpool está três pontos atrás de nós (no Inglês). O Liverpool, que foi nosso maior rival nas últimas temporadas. Que está sempre lá. Que é um pé no saco o tempo todo (risos). Eles são um time fantástico", disse Guardiola à CBS Sports.
A primeira rodada das oitavas de final terminou ontem com duas partidas. Em Madrid, o Atlético abriu 1 x 0 com um gol do jovem português João Félix, mas o Manchester United igualou o placar com o lateral sueco Anthony Elanga. Em Lisboa, o Benfica parou o Ajax. O time holandês havia encerrado a fase de grupos com 100% de aproveitamento. Tadic e Haller marcaram para a trupe de Amsterdã. O mesmo Haller fez contra para o Benfica. Yaremchuk evitou a derrota lusitana.