A espera de 20 dias do Corinthians por um novo técnico acabou. Nesta quarta-feira (23/2), o presidente do Timão, Duílio Monteiro Alves, anunciou o português Vitor Pereira como o mais novo comandante alvinegro. O treinador de 53 anos será o segundo lusitano da história da equipe do Parque São Jorge, junto a Jorge Gomes de Lima, o Joreca, que esteve à frente do time entre 1949 e 1950.
Vitor Pereira será o terceiro técnico corintiano desde que Duílio Monteiro Alves assumiu a direção alvinegra. Antes do português, Vagner Mancini e Sylvinho comandaram a equipe, mas não se sustentaram no cargo.
O português era o principal alvo cúpula paulista. Ele também foi o primeiro profissional procurado pelo presidente corintiano. Porém, a negociação foi travada e o time buscou alternativas. Uma delas, o lusitano Luís Castro, que se aproximou do Botafogo nos últimos dias, retirando o Timão da jogada.
“No futebol, as decisões não são simples. Não adianta ter pressa. O importante é definir o alvo, negociar e ter calma. Esta decisão demorou mais do que a gente esperava, mas o resultado é exatamente o que a gente queria”, disse o presidente.
Mais novo dono da prancheta corintiana, Vitor Pereira chega sob grandes expectativas da torcida. O treinador acumula passagens por diversos clubes europeus, entre eles, o Porto, onde foi bicampeão português nas temporadas 2011/12 e 2012/13. Além da bagagem doméstica, Pereira passou por Al Ahli, da Arábia Saudita, Olympiacos, da Grécia, Munique 1860, da Alemanha, e Shanghai SIPG, da China.
As esperanças colocadas sobre Vitor Pereira esperam ser correspondidas pela torcida em curto prazo. O treinador assumirá a equipe em meio ao Campeonato Paulista e a menos de um mês do sorteio da fase de grupos da Libertadores, principal objetivo do Corinthians em 2022. O Timão deve estrear no torneio em abril.
O Corinthians volta a campo somente no sábado (26/1), quando recebe o Bragantino, às 11h, na Neo Química Arena, pelo Paulistão. Mesmo com a oficialização do novo treinador, o time deve ser comandado mais uma vez pelo interino Fernando Lázaro.
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima