Superliga Feminina

Brasília Vôlei é derrotado pelo Pinheiros em duelo direto por classificação

A vitória na partida era importante para as candangas subirem na tabela e terem chances de avançar aos playoffs da competição nacional

O Brasília Vôlei e o Esporte Clube Pinheiros protagonizaram confronto de iguais na tarde desta quinta-feira (17/2), em São Paulo (SP). A partida, válida pela 7ª rodada do returno da Superliga Feminina, marcou a disputa dos times pelo oitavo lugar da tabela, que também é a última vaga para avançar aos playoffs. O Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim foi o palco do triunfo paulista, por 3 sets a 0, com parciais de 25 x 17, 25 x 22 e 25 x 14.

Os dois primeiros sets do jogo foram bem equilibrados. No entanto, nas retas finais das parciais, o Brasília Vôlei deixou a vitória escapar. No terceiro e último, o time candango não se encontrou em quadra e cometeu erros que prejudicaram os contra-ataques. Assim, o Pinheiros arrancou os três pontos da partida. Com o resultado, as brasilienses não sobem na tabela e se mantêm na nona colocação. O próximo confronto será contra o Sesi Vôlei Bauru, na terça-feira (22/2), em casa, no Ginásio Sesi Taguatinga.

Equilíbrio em quadra

O Pinheiros começou a partida derrubando a bola na quadra do Brasília Vôlei. As paulistas conseguiram achar buracos na rede candanga para o ataque escapar do bloqueio. Não demorou para as brasilienses reagirem e se aproximarem no placar. A defesa do time da capital federal funcionou bem, com destaque para a atuação da líbero Vitória, que salvou bolas difíceis durante os rallys. A oposta Arianne também foi uma peça importante no ataque. A camisa oito foi a maior pontuadora do lado verde e preto com cinco pontos de ataque. Mesmo com todo o esforço, os erros predominaram na reta final do set e as adversárias fecharam em 25 x 17.

A ponta Talia aproveitou o erro de passe da líbero Vitória para abrir o placar da segunda parcial a favor do Pinheiros. Na sequência, a oposta Neneca colocou a bola no pé da defensora do Pinheiros e o Brasília Vôlei deslanchou. Na metade do set, os times protagonizaram um rally eletrizante, que transpareceu a importância da partida para ambas equipes conseguirem vaga nos playoffs. Arianne desceu uma pancada para encerrar a disputa travada. A camisa oito cresceu ainda mais na parcial, se tornou atacante de confiança da levantadora Ana Cristina e derrubou 14 bolas. No encaminhamento para o fim do set, os times passaram a pontuar lá e cá até o Pinheiros virar e fechar o set em 25/22.

Apagão e derrota

O último set começou de igual para igual. Mas, ao encaminhar para a metade da parcial, o Brasília Vôlei sofreu um apagão e cometeu uma sequência de erros. Assim, o Pinheiros abriu larga vantagem. Principalmente com a passagem da levantadora Carol Leite pelo saque, que fez dois aces seguidos. O time candango também apresentou um passe quebrado – diferente de como começou a partida. Com as paulistas totalmente confortáveis no set, o técnico Rogério Portela pediu tempo para colocar o time em ordem e fez a desinversão do sistema 5 x 1. Mesmo com as mudanças, o plantel candango não conseguiu voltar ao ritmo inicial da partida e sofreu o revés de 25 x 14 na parcial.


*Estagiária sob a supervisão de Marcos Paulo Lima