Conheça os confrontos da próxima fase

Chelsea x Lille

Embalado pela conquista do Mundial de Clubes da Fifa contra o Palmeiras no último sábado, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, o time inglês é o atual campeão da Champions League. Terceiro colocado na Premier League e finalista da Copa da Liga contra o Liverpool, a trupe de Thomas Tuchel tenta driblar, principalmente, os problemas de relacionamento na caça ao tri. Campeão francês, o Lille vai mal na temporada. É o 10º na Ligue 1. O grande resultado foi o título da Supercopa contra o PSG.

» Ida: 22/2, em Londres (Inglaterra)

» Volta: 16/3, em Lille (França)

» Retrospecto: 2 jogos, 2 vitórias do Chelsea, 0 empate, 0 vitória do Lille

PSG x Real Madrid

A recuperação de Neymar deixa um suspense sobre o possível duelo brasileiro com Vinicius Junior, um dos caras do Real Madrid na temporada. Mas o confronto coloca em cartaz, também, a velha rivalidade de Lionel Messi com o time da capital espanhola, a insistência de Florentino Pérez para tirar Mbappé do clube francês e o primeiro mata-mata de Sergio Ramos contra o Real Madrid, onde conquistou a Champions League quatro vezes. Hoje no Real, o técnico italiano Carlo Ancelotti já foi campeão francês pelo PSG.

» Ida: amanhã, em Paris (França)

» Volta: 9/3, em Madrid (Espanha)

» Retrospecto: 6 jogos, 3 vitórias do Real Madrid,
2 empates, 1 vitória do PSG

RB Salzburg x Bayern

O projeto da multinacional de bebida energética segue badalado. Depois de levar o Leipzig às semifinais da Champions League em 2020, e de celebrar a presença do Bragantino na decisão da Copa Sul-Americana, a Red Bull emplaca o Salzburg nas oitavas de final. Um feito e tanto. A Áustria não tinha representante nesta fase desde o Tirol, em 1991. Tudo muito lindo, mas vamos falar a real: o Bayern de Munique é favoritaço. Reeleito melhor jogador do mundo pela Fifa, Robert Lewandowski tem tudo para deitar e rolar na série.

» Ida: quarta-feira, em Salzburg (Áustria)

» Volta: 8/3, em Munique (Alemanha)

» Retrospecto: 2 jogos, 2 vitórias do Bayern,
0 empate, 0 vitória do Salzburg

Sporting x M. City

O atual campeão português é o principal perseguidor do arquirrival Porto na disputa pelo bicampeonato nacional. A trupe comandada pelo bom técnico Ruben Amorim é equilibrada e pode, sim, protagonizar uma série equilibrada contra a trupe de Pep Guardiola. Disparado no Campeonato Inglês, o time de De Bruyne pode se concentrar na missão de conquistar o inédito título continental. Bateu na trave na temporada anterior, ao perder para o Chelsea, mas parece mais forte e maduro nesta temporada para realizar o sonho de consumo.

» Ida: amanhã, em Lisboa (Portugal)

» Volta: 9/3, em Manchester (Inglaterra)

» Retrospecto: 2 jogos, 1 vitória do Manchester City, 1 empate, 1 vitória do Sporting

Benfica x Ajax

O time português não é mais comandado por Jorge Jesus. Nelson Veríssimo herdou a missão de guiar os encarnados no restante da temporada. Terceira força na Primeira Liga, pode se dar ao luxo de apostar na passagem às quartas de final. Não será fácil. Além de contar com o brasileiro Antony, o Ajax ostenta o segundo melhor ataque da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa com 20 bolas na rede. Metade dos gols foi marcado pelo franco-marfinense Sebastién Haller — artilheiro isolado da competição.

» Ida: 23/2, em Lisboa (Portugal)

» Volta: 15/3, em Amsterdã (Holanda)

» Retrospecto: 7 jogos 4 vitórias do Ajax,
2 empates, 1 vitória do Benfica

Atlético Madrid x M. United

O badalado técnico Diego Simeone terá, mais uma vez, a missão de domar Cristiano Ronaldo. O jogador eleito cinco vezes melhor do mundo tem mania de balançar a rede dos colchoneros desde a vitoriosa passagem pelo Real Madrid. Portanto, parar o português é o primeiro desafio da equipe dos brasileiros Felipe, Renan Lodi e Matheus Cunha. Em crise na temporada, os Diabos Vermelhos trocaram de técnico. Ralf Rangnick é quem escala e precisa arrumar jeito de encerrar o jejum de CR7, que não marca há seis partidas. Incrível.

» Ida: 23/2, em Madrid (Espanha)

» Volta: 15/3, em Manchester (Inglaterra)

» Retrospecto: 2 jogos, 0 vitórias do Manchester United, 1 empate, 1 vitória do Atlético

Villarreal x Juventus

Massimiliano Allegri levou a Juventus à final da Liga dos Campeões em 2015 contra o Barcelona, mas não dá indícios de que repetirá a dose em 2022. Praticamente fora da disputa pelo título do Campeonato Italiano, a Velha Senhora tem tudo para se concentrar no mata-mata da Champions League contra um adversário traiçoeiro. Semifinalista em 2006, na era Riquelme, o Villarreal não chegava nesta fase desde 2007. O Submarino Amarelo ocupa a sétima posição no Campeonato Espanhol e também se concentra no mata-mata.

» Ida: 22/2, em Villarreal (Espanha)

» Volta: 16/3, em Turim (Itália)

» Retrospecto: duelo inédito


Inter x Liverpool

Os atuais campeões italianos se atrapalharam neste início de ano. A folga na classificação do Calcio não existe mais. O time foi ultrapassado pelo arquirrival Milan e a briga pelo título está embolada com o Napoli na cola dos dois times de MIlão. Para complicar, a Inter deu o azar de trombar com o Liverpool nas oitavas de final. A trupe de Jürgen Klopp praticamente deu adeus ao sonho do título na Premier League, mas voltou a jogar o fino da bola. No meio do mata-mata há uma decisão da Copa da Liga Inglesa contra o Chelsea e isso pode pesar.

» Ida: quarta-feira, em Milão (Itália)

» Volta: 8/3, em Liverpool (Inglaterra)

» Retrospecto: 4 jogos, 1 vitória da Internazionale, 0 empate, 3 vitórias do Liverpool