Considerado uma das equipes de maior ascensão no futebol feminino nacional, o Real Brasília tem na Supercopa do Brasil da modalidade mais uma oportunidade de mostrar seu potencial e ratificar a força do Distrito Federal na modalidade. Tricampeão candango, o time aurianil fez bonito na estreia no torneio e despachou o Internacional, fora de casa. O triunfo por 1 x 0 credenciou as Leoas do Planalto a outro desafio com status de elevar o patamar do clube. Hoje, às 18h, o time joga a semifinal do torneio nacional contra o Corinthians, na Arena Barueri. O jogo terá transmissão do SporTV.
Fundando em 2016, o Real Brasília deu o pontapé no futebol feminino em 2019 e se acostumou a ter grandes resultados entre as mulheres de forma precoce. Em âmbito local, se estabeleceu rapidamente ao ser campeão nas três vezes em que disputou o Candangão. No nacional, o time aurianil subiu para a elite do Campeonato Brasileiro logo na primeira participação na divisão de acesso e, no ano passado, garantiu a permanência. De quebra, o clube também vaga como representante da capital federal na temporada de estreia da Supercopa do Brasil. Uma inédita classificação para uma final nacional seria mais um feito neste sentido de bons resultados do time feminino.
Ao eliminar o Internacional, as candangas já fizeram algo diferente no torneio com a façanha de serem as únicas a conquistas um resultado positivo e a consequente classificação como visitantes. Flamengo, Grêmio e Corinthians passaram de fase em seus domínios. No novo desafio longe de casa, desta vez em São Paulo, a meta é não abaixar a cabeça, mesmo diante das atuais campeãs nacionais e da Libertadores da América. "Estamos felizes por este momento do Real Brasília. Sabemos da força do adversário, mas trabalhamos muito todos os dias. Nossas atletas são guerreiras e vamos dar o nosso melhor", garante o técnico Adilson Galdino.
Durante a semana, a equipe trabalhou forte em seu centro de treinamentos para se preparar para o jogo. Preparação, inclusive, é a palavra-chave do time candango para as competições da temporada 2022. Dentre todos os oito participantes da Supercopa do Brasil, o Real Brasília foi quem se reapresentou primeiro. Os treinamentos foram iniciados em 13 de dezembro. O Corinthians, por exemplo, começou a pré-temporada em 10 janeiro, muito por causa da conquista da Libertadores feminina no fim de novembro do último ano. Mesmo com o maior poder de fogo comparado ao time candango, o alvinegro prega respeito às adversárias.
"O Real Brasília é uma equipe bem organizada, com jogadoras experientes e preparadas fisicamente para suportar bem o jogo. Elas têm uma vantagem de terem jogado dois dias antes — a classificação candanga veio na sexta e a alvinegra, no domingo —, mesmo precisando viajar para as partidas. O fator intensidade vai ser importante para chegar na final. Complicado falar em facilidade em um jogo desse tamanho", prospecta Arthur Elias, treinador do time do Parque São Jorge. O local, inclusive, será o palco da partida entre Corinthians e Real Brasília. Porém, na segunda-feira, o mando de campo passou para a Arena Barueri por opção do clube paulista.
Na outra chave do torneio nacional, Flamengo e Grêmio duelam por um lugar na final, hoje, às 15h30, no Estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro. Nas quartas de final da competição de abertura da temporada, as rubro-negras despacharam o time da Esmac-PA. As tricolores, por sua vez, levaram a melhor no confronto diante do Cruzeiro. A grande decisão da primeira edição da Supercopa Feminina do Brasil está marcado para domingo, às 10h30, em local a ser definido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.