Jogos de Inverno

Desafio no mundo de gelo

Com 11 atletas, Brasil tenta mostrar evolução no evento, que tem abertura nesta sexta-feira, em Pequim

Júlia Mano*
postado em 04/02/2022 00:01
 (crédito: Ben Stansall/AFP)
(crédito: Ben Stansall/AFP)

A abertura oficial da 24ª edição dos Jogos de Inverno 2022 acontece hoje na capital da chinesa. Até 20 de fevereiro, Pequim será sede de disputas em 15 modalidades, com 91 nações envolvidas na busca por medalhas. O Brasil enviou 11 atletas, que competirão em cinco esportes. O país é a terceira maior delegação das Américas, ficando à frente da Jamaica e Argentina — com seis representantes — e atrás dos Estados Unidos (224 competidores) e do Canadá (215).

A melhor colocação brasileira nos Jogos foi conquistada em Turim-2006, quando Isabel Clark terminou em nono lugar no snowboard cross. Os atletas que estão em Pequim almejam superar o resultado da snowboarder e colocar o país tropical no panteão dos esportes de inverno.

O Time Brasil estreou, ontem, com Sabrina Cass. A esquiadora compete na prova moguls do esqui estilo livre. No primeiro dia da fase classificatória, terminou a disputa em 21º lugar e tem chances de avançar à final. Cass retorna à neve no domingo para a segunda etapa.

A atleta entra para a história por ser a primeira esquiadora a defender a bandeira verde-amarela na prova moguls. Sabrina é natural de New Haven (Estados Unidos), filha de mãe brasileira e pai estadunidense. Ela representa o Brasil desde novembro de 2021, quando competiu no Aberto de Idre Fjall, na Suécia. A jovem de 19 anos ostenta o título de campeã do Mundial Júnior, de 2019, e da Copa NorAm, de 2020. Para as Olimpíadas, tem um objetivo ambicioso: posicionar-se entre as 16 melhores do mundo.

Os outros brasileiros em Pequim entram em cena a partir de domingo. O primeiro será Manex Silva. O acreano de 19 anos fará a prova skiathlon do esqui cross-country, às 4h (de Brasília). Eduarda Ribera estreia no mesmo dia. A atleta de 17 anos fará a prova do sprint do esqui cross-country, às 5h (de Brasília). A esquiadora de Rondônia conquistou a vaga depois que Bruna Moura sofreu um acidente de carro e precisou ser cortada dos Jogos.

As competições serão transmitidas pelo SporTV. A Cerimônia de Abertura será hoje, às 9h (de Brasília), no Estádio Nacional de Pequim, popularmente conhecido como Ninho do Pássaro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Veteranos e estreantes na equipe

 (crédito: Alexandre Castello Branco/COB)
crédito: Alexandre Castello Branco/COB

Jaqueline Mourão é uma das integrantes da equipe brasileira de esqui cross-country. A primeira prova da brasileira será na categoria sprint e está marcada para terça-feira, às 5h (de Brasília). Antes das competições, ela cumprirá um papel importante na Cerimônia de Abertura. Ao lado de Edson Bindilatti, carregará a bandeira do Brasil.

Com a participação em Pequim-2022, a mineira se tornou a atleta brasileira com mais participações em Jogos Olímpicos — é a oitava edição em que estará presente (incluindo as de Verão na conta). Atualmente, concorre a uma vaga na Comissão de Atletas do COI. A esquiadora de 46 anos foi vice-campeã da Copa Báltica deste ano, da etapa do Canadá da Copa América-2016 e bronze na Copa América-2017.

Quinta-feira será dia de o Brasil competir pela primeira vez no skeleton. A representante verde-amarela será Nicole Silveira, de 27 anos. A primeira prova será às 22h30 (de Brasília). A gaúcha carimbou o passaporte para Pequim depois de uma sequência de bons resultados em pistas ao redor do mundo. Faturou oito pódios em 17 dias — sendo cinco ouros em etapas da Copa América de 2021. Vencedora por duas vezes do Prêmio Brasil Olímpico (2019 e 2021), a atleta também é enfermeira e atuou na linha de frente no tratamento da covid-19 em Calgary (Canadá), onde vive há 20 anos.

No dia 12, Michel Macedo, de 23 anos, fará a prova de slalom gigante do esqui alpino, às 23h15 (de Brasília). Dez dias antes do início dos Jogos em Pequim, o cearense conquistou o bronze em Stowe Mountain Resort, em Vermont (Estados Unidos).

As equipes de bobsled farão as últimas aparições do Brasil na capital chinesa. No dia 14, Edson Bindilatti e Edson Martins farão a primeira descida do trenó de dois, às 9h05 (de Brasília). Além da dupla, Jefferson Sabino, Erick Vianna e Rafael Souza completam a equipe do trenó de quatro, com estreia marcada para o dia 18, às 22h30 (de Brasília).

*Estagiária sob a supervisão
de Fernando Brito

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação