Bia Haddad jogará a final do torneio de duplas do Aberto da Austrália. Após vencer as japonesas Shuko Aoyama e Ena Shibahara ao lado da casaque Anna Danilina, a brasileira voltou a colocar o país em uma final de Grand Slam após 40 anos de jejum. A última foi Cláudia Monteiro, vice em Roland Garros, 1982. Na decisão, marcada para domingo, em Melbourne, as adversárias serão as tchecas Barbora Krejcikova e Katerina Siniakova, que bateram a belga Elise Mertens e a russa Veronika Kudermetova e garantiram o direito de lutar pelo título.
Vice-campeãs em Melbourne em 2021, as tchecas são as atuais campeãs olímpicas e seguem em busca da quarta conquista de Grand Slam juntas. Embora seja a primeira vez que Bia Haddad vá enfrentar Krejcikova e Siniakova como profissional, não será o primeiro duelo entre elas e sequer o primeiro em final de Grand Slam. As três mediram forças na decisão juvenil de Roland Garros em 2013, quando as tchecas levaram a melhor sobre a brasileira e a equatoriana Domenica Gonzalez.
Em sua semifinal contra as japonesas, Bia Haddad passou por momentos de nervosismo. "Essa partida foi muito especial para mim e estou muito feliz que teremos mais uma chance de fazer ainda melhor", disse.