Disputada desde 1969, a Copa São Paulo é considerada a maior vitrine das categorias de base do futebol brasileiro. O torneio não só abre os trabalhos pelos gramados do país na temporada, como também revela e potencializa futuros craques. Ainda no início da jornada pelos campos, jovens jogadores se deparam com as primeiras decisões da carreira. Muitas delas, clássicos estaduais com rivalidades extremamente quentes.
Hoje, às 10h, o enredo é este. A Copinha 2022 chega ao capítulo final e terá o Allianz Parque, em São Paulo, como palco para o duelo entre Palmeiras e Santos, adversários históricos que, entre os profissionais, ostentam o posto de maiores campeões nacionais, com 10 e oito troféus, respectivamente.
No cenário internacional, os dois times decidiram a Libertadores 2020, com festa do Palestra no Maracanã. Agora, ambos escrevem uma nova página da rivalidade ao protagonizar uma briga inédita pelo título de base mais importante do Brasil. Porém, apesar das 52 edições, o torneio de juniores chega apenas à nona final com clássico estadual — o sexto paulista.
Diferentemente das outras duas finais que disputou na Copinha, o Palmeiras chega para a decisão de 2022 com status de favorito por dois fatores: bola e torcida. Por ter feito uma campanha melhor do que o rival, o alviverde poderá jogar em casa e com o total apoio do torcedor, pois clássicos na capital paulista contam apenas com espectadores do clube mandante.
Mas, se a torcida não entra em campo, ela se deleita em assistir ao garoto Endrick, cria de Valparaíso de Goiás, que vem chamando a atenção Brasil afora. Em seis partidas na atual disputa da Copinha, o garoto de 15 anos soma cinco gols em seis exibições. O último deles, um golaço de bicicleta contra o Oeste, na goleada por 5 x 2 nas quartas de final.
As atuações pelos gramados brasileiros despertam a atenção de gigantes dentro e fora do país. Segundo o pai do jovem, o Flamengo tem o desejo de contar com Endrick na Gávea. No Velho Continente, jornais espanhóis revelam o interesse de Barcelona e Real Madrid.