Já são quase 15 anos desde que um menino, natural de Praia Grande, em São Paulo, conquistou o Brasil com inventividade e dribles em campo. Beirando os 30 anos de idade, Neymar tem a própria história revisitada e destrinchada pela Netflix na minissérie documental Neymar: o caos perfeito. A gigante do streaming mostra toda grandiosidade da carreira do camisa 10 da Seleção Brasileira e do Paris Saint-Germain, sem deixar de lado toda polêmica que o cerca durante a vida.
Uma das figuras mais famosas e populares do Brasil, Neymar parece, às vezes, estar em um patamar quase não humano. Por isso, o documentário tem um caráter de trazer o cultuado jogador para o mundo real, mostrar qual foi a trajetória do craque que, desde criança, era acompanhado de perto por amantes de futebol do mundo inteiro. "Eu acho que vai poder ajudar a conhecer um pouquinho mais de quem é o Neymar, de quem eu sou com os meus amigos, com a minha família, com quem me conhece de verdade", disse o atleta.
Em três episódios, assistidos pelo Correio a convite da Netflix, a produção passa pela infância, juventude mágica nos campos e vida adulta do jogador. A série mergulha nos detalhes que marcaram o tempo em que Neymar é midiático e responde perguntas que os fãs do atacante fazem sobre os mistérios que rondam a carreira dele. Como foi a vida de um jovem que desde os 14 anos é disputado por gigantes clubes europeus? Como funcionaram as transferências de Neymar para Barcelona e para o PSG? De que forma a vida pessoal do jogador impacta no desempenho dele em campo? Todas essas perguntas são respondidas em uma viagem pelos bastidores da vida de um dos atletas mais midiáticos da história do futebol.
"Quando me perguntam 'o que você quer deixar de legado?', eu falo: 'Quero deixar que eu sou um jogador autêntico, uma pessoa alegre, feliz, e que viveu a vida da maneira que tinha que ser vivida. Foi por isso que eu abri as portas da minha vida para que todo mundo pudesse conhecer."
As polêmicas, desde a icônica entrevista em que o técnico René Simões chama Neymar de monstro, até as últimas desavenças dentro do Paris Saint-Germain, são muito exploradas, assim como o caso com a influencer Najila Trindade e as lesões mais marcantes da trajetória do jogador. Assim como os grandes momentos, como as fases brilhantes que teve no Santos, Barcelona e PSG e os melhores jogos com a amarelinha. Não só os defeitos foram pontuados. As grandes campanhas e os títulos marcantes também ganharam espaço.
Nomes de peso como Lionel Messi, Luís Suárez, Raí, Marquinhos, Thiago Silva, David Beckham, entre outros, falam da visão que têm sobre a vida e carreira do jogador, mas talvez o que chame mais atenção são as falas de pessoas mais próximas. Como as do próprio Neymar pai, uma das figuras centrais do documentário pelo protagonismo que assume na vida do filho, tanto profissional quanto pessoal. O posicionamento que a família do camisa 10 tem é muito bem colocado nos episódios e ajuda o público a entender um pouco mais a fundo todo o processo que faz de Neymar Jr. uma figura tão turbulenta.
A série leva o jogador de herói a vilão, de culpado à vítima e de gênio a fracasso, mas, principalmente, mostra um Neymar completamente humano, despido e aberto. Como já dito no provérbio chinês: "Quanto maior o caos, mais próxima está a solução", e é dessa forma que Neymar é apresentado. A grande solução do futebol brasileiro há mais de 10 anos também é um caos constante, mas um caos que flerta com a perfeição.