Atual campeão mundial, o brasileiro Gabriel Medina está fora da primeira disputa da temporada 2022 do Circuito Mundial de Surfe. Ele vai abrir mão de competir na tradicional etapa de Pipeline, no Havaí, para cuidar da saúde mental. A janela de competição abre no sábado e ele será substituído por Caio Ibelli
O surfista surpreendeu a WSL (Liga Mundial de Surfe, na sigla em inglês) ao comunicar a ausência da etapa. Mas a entidade entendeu as dificuldades do atleta de Maresias e está montando um novo chaveamento. "No final do ano passado, eu lesionei o meu quadril. Desde então, estava fazendo fisioterapia, tomei a vacina e venho me cuidando para estar bem para este ano. No entanto, ainda não estou 100%. Somado ao corpo vem a mente, que também não está na melhor fase. Venho de meses desgastantes. E eu preciso olhar para mim neste momento e me cuidar", afirmou.
A questão sobre a saúde mental dos atletas vem gerando um debate importante no esporte mundial desde que a ginasta Simone Biles, cotada para ser o grande nome nos Jogos de Tóquio, abriu mão de competir para cuidar da cabeça. Desde então, o tema deixou de ser tabu entre muitos atletas.
"A saúde e a segurança de nossos atletas são de extrema importância e apoiamos totalmente a decisão de Gabriel de priorizar seu bem-estar", disse Erik Logan, CEO da WSL.
Medina vem de um ano tumultuado na carreira e na vida pessoal. Em 2021, ele arrasou no Circuito e ficou com o título dando show. Mas ficou aquém do esperado na Olimpíada de Tóquio, saindo sem medalhas após perder na semifinal e na disputa do bronze.
Rompeu com Charles Saldanha, padrasto e técnico durante toda a carreira até então, e teve grandes desavenças com a mãe, Simone, encerrando projeto social em Maresias. Contratou o australiano Andy King como novo treinador e se reaproximou do pai biológico.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.