GUIA DO CANDANGÃO

Com status de favorito, Brasiliense mira o bicampeonato candango

A campanha na edição anterior do torneio caseiro, a manutenção de parte do elenco e o investimento em peças novas são os principais trunfos da equipe comandada pelo técnico Reinaldo Gueldini

Victor Parrini*
postado em 21/01/2022 19:28 / atualizado em 22/01/2022 01:06
 (crédito: Luã Tomasson/Brasiliense F.C.)
(crédito: Luã Tomasson/Brasiliense F.C.)

Atual campeão candango, o Brasiliense abre os trabalhos de 2022 com o status de franco favorito ao troféu local. A campanha na edição anterior do torneio caseiro, a manutenção de parte do elenco e o investimento em peças novas são os principais trunfos da equipe comandada pelo técnico Reinaldo Gueldini, técnico de larga experiência no futebol local e que, mais uma vez, participará do torneio à beira do gramado.

O Jacaré foi um dos primeiro clube do Distrito Federal a iniciar os trabalhos de pré-temporada. Os ajustes para a campanha de defesa do título começaram ainda em 29 de novembro. Nesse ínterim, a equipe realizou jogos treinos contra elencos sub-20 de rivais candangos, além de três amistosos, contra URT-MG (empate), Uberlândia (derrota) e Grêmio Anápolis (derrota).

Apesar do otimismo pelos resultados conquistados na temporada anterior em âmbito local e os investimentos feitos para 2022, a diretoria amarela trabalha com cautela. “Nem tudo no futebol é orçamento. A expectativa é a melhor possível para defender o título da competição. Temos qualidade, mas respeitamos os adversários que iremos enfrentar”, comenta a alta cúpula do clube, em aspa enviada pela assessoria do clube ao Correio.

O esquadrão de Taguatinga se movimenta nos bastidores para trazer novas peças, ainda durante as disputas. Antes de a bola rolar, o clube informou as chegadas do atacante Matheus Silva, do meia Tiago Luís e do lateral Jonathan Bocão. Por outro lado, anunciou a saída de jogadores importantes, como o experiente Jorge Henrique e dos meias Maicon Assis e Sandy. Este último, inclusive, será adversário no Capital.

Mesmo com as chegadas, o esquadrão amarelo começará o torneio com baixas importantes. O zagueiro Gustavo Henrique e o atacante Zé Love estão suspensos por 120 e 130 dias, respectivamente, por suposto envolvimento em confusão na eliminação para a Ferroviária, pela Série D do Brasileiro.

Outra ausência sentida é a do Estádio Serejão, em Taguatinga. O gramado da casa brasiliense passa por reformas e não tem previsão para ser entregue. Portanto, o reencontro entre o Jacaré e sua torcida na tradicional casa segue adiado. O Taguatinga foi outro time afetado pela manutenção. Dessa forma, os primeiros compromissos da equipe no Candangão estão agendados para o Abadião, em Ceilândia.

Porém, algumas das adversidades não abalam o elenco amarelo. Um dos pilares do grupo vitorioso da Copa Verde 2020 e Candangão 2021, o goleiro Edmar Sucuri garante garra e entrega em campo. “O Brasiliense entra em todas as competições sempre em busca do título. Essa camisa pede muita responsabilidade é um clube gigante e na competição vamos ter que nos impor do início ao fim”, declara.

O Brasiliense entrará em campo no sábado (22/1), às 15h30, quando encara o Paranoá, no Estádio Abadião, em Ceilândia. O confronto que abre o campeonato também marca o encontro entre o campeão da elite e da segunda divisão do Distrito Federal.

Brasiliense foi o primeiro clube do DF a se apresentar na nova temporada
Brasiliense foi o primeiro clube do DF a se apresentar na nova temporada (foto: Luã Tomasson/Brasiliense F.C.)

Elenco do Brasiliense para o Candangão

Goleiros: Edmar Sucuri e Matheus Brandão
Laterais: Andrezinho, Weverton Goduxo e, Jonathan Bocão e Peu
Zagueiros: Badhuga, Keynan, Railon, Preto Costa, Liel e Gustavo Henrique
Volantes: Aldo, Balotelli, Dudu, Ferrugem, João Torres, Coquinho e Radamés
Meias: Zotti, Samuel, Aloísio, Bernardo e Tiago Luís
Atacantes: Zé Love, Daniel Alagoano, Kesley, Luquinhas, Marcão e Matheus Silva

Técnico: Reinaldo Gueldini
Vice-presidente: Luiza Estevão
Estádio: Serejão (Taguatinga)

Jogos na primeira fase

1ª rodada
23 de janeiro (domingo)
15h30 Brasiliense x Paranoá

2ª rodada
26 de janeiro (quarta-feira)
20h Gama x Brasiliense

3ª rodada
30 de janeiro (domingo)
15h30 Brasiliense x Santa Maria

4ª rodada
2 de fevereiro (quarta-feira)
15h30 Brasília x Brasiliense

5ª rodada
6 de fevereiro (domingo)
15h30 Brasiliense x Luziânia

6ª rodada
9 de fevereiro (quarta-feira)
15h30 Unaí x Brasiliense

7ª rodada
12 de fevereiro (sábado)
15h30 Brasiliense x Ceilândia

8ª rodada
16 de fevereiro (quarta-feira)
15h30 Brasiliense x Taguatinga

9ª rodada
19 de fevereiro (quarta-feira)
15h30 Capital x Brasiliense

*Estagiário sob a supervisão de Danilo Queiroz

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação