A Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS, na sigla em inglês) divulgou, ontem, a lista dos melhores clubes do mundo de 2021 com o Palmeiras no topo. O clube brasileiro, que conquistou duas vezes a Libertadores — a primeira foi pela edição de 2020 —, ficou na primeira colocação com 322 pontos, superando Atlético-MG e Manchester City, segundo e terceiro colocados, respectivamente.
O ranking considera todas as competições disputadas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2021. Neste período, o Palmeiras conquistou uma Copa do Brasil — bateu o Grêmio na decisão — e duas Libertadores — a primeira contra o Santos, no Maracanã, no Rio de Janeiro, e a segunda contra o Flamengo, no Centenário, em Montevidéu, no Uruguai.
Em 2020, o Palmeiras havia terminado na segunda colocação, atrás do Bayern de Munique, da Alemanha, campeão mundial e da Liga dos Campeões da Europa, mas, em 2021, foi a equipe que somou mais pontos no mundo no sistema de contagem do órgão. O Atlético-MG (campeão mineiro, do Brasileirão e da Copa do Brasil) ficou em segundo lugar com 313 — em 2020 estava no 147º lugar —, seguido pelo Manchester City, da Inglaterra, com 300. Chelsea e Flamengo fecharam o top cinco.
Os outros clubes brasileiros presentes no top 100 da lista são Athletico-PR (10º colocado), Bragantino (19º), Santos (23º), Fluminense (26º), Grêmio (36º), São Paulo (49º), Internacional (51º), Atlético-GO (70º), Corinthians (86º) e Ceará (91º). O Palmeiras se tornou o 16º time diferente a vencer o ranking. O Barcelona, com cinco títulos, é o líder da IFFHS, seguido por Real Madrid (quatro) e Liverpool (três).
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.