Futebol

Fifa revela concorrentes das categorias de melhor técnico no The Best

Os vencedores serão anunciados em cerimônia em Zurique, na Suíça, no dia 17 de janeiro

Agência Estado
postado em 06/01/2022 19:21 / atualizado em 06/01/2022 19:24
 (crédito: Reprodução/FIFA)
(crédito: Reprodução/FIFA)

A Fifa anunciou nesta quinta-feira a lista dos finalistas de melhor técnico masculino e feminino de 2021. Concorrem ao prêmio The Best Pep Guardiola, do Manchester City, Thomas Tuchel, do Chelsea, e Roberto Mancini, da seleção da Itália. O vencedor será conhecido em cerimônia marcada para o dia 17 deste mês, em Zurique, na Suíça.

Curiosamente, Tuchel superou Guardiola na última final da Liga dos Campeões. Na ocasião, o Chelsea derrotou o City e ficou com o título. O treinador espanhol, contudo, tem a seu favor o título do Campeonato Inglês na última temporada - o rival de Londres foi apenas o quarto colocado na competição nacional.

O domínio europeu na lista de finalistas foi confirmado pela presença de Mancini, responsável por levar a Itália ao título da Eurocopa. Ficou fora da lista o técnico Lionel Scaloni, que comandou a Argentina na conquista da Copa América, no mesmo ano, em solo brasileiro.

Eleito o melhor técnico de 2021 pela Uefa, Tuchel é o favorito para levar também a premiação da Fifa. O atual vencedor do The Best é o alemão Jürgen Klopp, que não conseguiu repetir no último ano as conquistas obtidas pelo Liverpool nas temporadas anteriores.

Pep Guardiola (Espanha / Manchester City FC), Roberto Mancini (Itália / Seleção Italiana) e Thomas Tuchel (Alemanha / Chelsea FC) são os indicados na categoria de times masculinos
Pep Guardiola (Espanha / Manchester City FC), Roberto Mancini (Itália / Seleção Italiana) e Thomas Tuchel (Alemanha / Chelsea FC) são os indicados na categoria de times masculinos (foto: Reprodução/FIFA)

No feminino, os finalistas são o espanhol Lluís Cortés, do Barcelona, a inglesa Emma Hayes, do Chelsea, e a holandesa Sarina Wiegman, que deixou o comando da seleção do seu país para comandar a Inglaterra logo após a Olimpíada de Tóquio, em agosto do ano passado. A lista não conta com a inglesa Beverly Priestman, que levou a seleção do Canadá à medalha de ouro em Tóquio.

Lluís Cortés (Espanha / FC Barcelona), Emma Hayes (Inglaterra / Chelsea FC Feminino) e Sarina Wiegman (Holanda / Seleção Holandesa / Seleção Inglesa), são os indicados na categoria de times femininos
Lluís Cortés (Espanha / FC Barcelona), Emma Hayes (Inglaterra / Chelsea FC Feminino) e Sarina Wiegman (Holanda / Seleção Holandesa / Seleção Inglesa), são os indicados na categoria de times femininos (foto: Reprodução/FIFA)

Cortés é o principal candidato ao prêmio porque o time feminino do Barcelona foi o campeão da Liga dos Campeões da Europa. Na final, venceu justamente o Chelsea, de Emma Hayes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Anunciados os finalistas de Melhor Técnico Feminino da FIFA e Melhor Técnico Masculino da FIFA
    Anunciados os finalistas de Melhor Técnico Feminino da FIFA e Melhor Técnico Masculino da FIFA Foto: Reprodução/FIFA
  • Lluís Cortés (Espanha / FC Barcelona), Emma Hayes (Inglaterra / Chelsea FC Feminino) e Sarina Wiegman (Holanda / Seleção Holandesa / Seleção Inglesa), são os indicados na categoria de times femininos
    Lluís Cortés (Espanha / FC Barcelona), Emma Hayes (Inglaterra / Chelsea FC Feminino) e Sarina Wiegman (Holanda / Seleção Holandesa / Seleção Inglesa), são os indicados na categoria de times femininos Foto: Reprodução/FIFA
  • Pep Guardiola (Espanha / Manchester City FC), Roberto Mancini (Itália / Seleção Italiana) e Thomas Tuchel (Alemanha / Chelsea FC) são os indicados na categoria de times masculinos
    Pep Guardiola (Espanha / Manchester City FC), Roberto Mancini (Itália / Seleção Italiana) e Thomas Tuchel (Alemanha / Chelsea FC) são os indicados na categoria de times masculinos Foto: Reprodução/FIFA