As chuvas intensas que atingem a Bahia também afetaram o Centro de Canoagem de Ubaitaba, cidade no sul do Estado onde o campeão olímpico e mundial Isaquias Queiroz começou na canoagem velocidade. Vídeos mostram que a inundação atingiu quase o teto da estrutura, inaugurada em 2020.
Pelas imagens, é possível avistar apenas o telhado do CT, localizado às margens do Rio de Contas, onde canoístas locais treinam. O próprio Isaquias treina no local quando visita familiares na cidade. A chuva forte neste mês de dezembro fez o rio transbordar, invadindo e tomando conta de toda a estrutura.
A Confederação Brasileira de Canoagem informou que ainda não pôde avaliar a amplitude do estrago causado pelas águas. O centro de treinamento conta com garagem para os barcos, sala de musculação, refeitório, despensa, área de serviço, área administrativa, sala de aulas e de professores e um deck flutuante.
De acordo com moradores da vizinhança, o estrago foi menor do que o esperado. "As portas foram arrancadas, uma parede foi danificada. A estrutura parece intacta no momento", disse à reportagem Edilton da Silva Santos Júnior, morador da cidade e amigo de infância de Isaquias.
O local foi erguido com a missão de se tornar celeiro de talentos, seguindo o exemplo dos locais Isaquias e Jacky Godmann, que ficaram em quarto lugar no C2 1000m na Olimpíada de Tóquio. Dias depois, Isaquias se sagrou campeão olímpico, no Japão, na categoria C1 1000m.
A confederação colocou à disposição uma chave Pix (16.240 574/0001-77) e contatos para quem puder ajudar: (73) 98162-0232 e (73) 98146-8880. "Vamos unir nossos esforços para tentar de alguma forma contribuir com essas famílias desalojadas", afirmou Rafael Girotto, presidente da entidade.