Medalhista de ouro na Olimpíada de Tóquio (Japão), Ana Marcela Cunha se sagrou campeã do circuito mundial de maratonas aquáticas pela quinta vez. Nesta quinta-feira (16), a baiana terminou a etapa de Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) - a quarta e última da temporada - na segunda colocação, resultado suficiente para assegurar o título.
Uma publicação compartilhada por Ana Marcela Cunha OLY (@anamarcela92)
Ana Marcela somou 700 pontos com o segundo lugar, atingindo os mesmos 2.300 pontos da francesa Oceane Cassignol, que chegou à etapa como líder do circuito, mas terminou a disputa desta quinta em sexto e teve que dividir o título com a brasileira, que esteve em apenas três das quatro provas da temporada, com vitórias em Doha (Catar) e Eliat (Israel). Ela só não competiu em Ohrid (Macedônia do Norte).
A baiana completou os dez quilômetros de Abu Dhabi em 1h58min19s30, a dois segundos e meio da alemã Leonie Beck. A holandesa Sharon Van Rouwendaal completou o pódio nos Emirados Árabes, quase três segundos atrás da pentacampeã do circuito mundial. A também brasileira Viviane Jungblut, que disputou a primeira etapa dela na temporada, foi a 24ª, finalizando a maratona em 2h01min03s70.
Na disputa masculina, o melhor brasileiro foi Allan do Carmo, que terminou a prova na 33ª posição com tempo de 1h51min06s90. Diogo Villarinho ficou em 41º (1h51min22s60) e Bruce Hanson em 50º (1h55min31s90). O vencedor foi o alemão Florian Wellbrock, seguido pelo italiano Domenico Acerenza e o húngaro Kristof Rasovsky, que foi o campeão do circuito mundial entre os homens.