Basquete

Cerrado bate Brasília no NBB

Em duelo válido pelo Novo Basquete Brasil (NBB), ontem, na Arena BRB Nilson Nelson, o Cerrado conseguiu uma imponente virada diante do Brasília, vencendo o clássico local por 72 x 82. A equipe alviverde ocupa a 10ª colocação e sonha com uma vaga na próxima fase, somando cinco vitórias e seis derrotas. Por outro lado, o Brasília vive situação angustiante na 17ª e última posição do campeonato, com dois triunfos e 10 resultados negativos.

O ala norte-americano Isaac Thornton, do Cerrado, foi o cestinha da partida, com 17 pontos. O pivô Ruan também apareceu bem e contribuiu com 13 acertos, levantando a torcida com algumas enterradas e três tocos. Ronald e Thomas foram os destaques do Brasília, cada um com 16 pontos. 

No primeiro quarto, os donos da casa começaram dominantes. O pivô Ronald abriu o placar, com cestas de três e dois pontos: 5 x 0. O Cerrado demorou a entrar no jogo e pontuou pela primeira vez com Ruan, em tiro de longa distância: 7 x 3.  Basílio apareceu bem para a equipe mandante, com arremessos certeiros, e ajudou a construir boa vantagem: 12 x 3. Os visitantes reagiram com rebotes ofensivos e boas finalizações, reduzindo a desvantagem no fim do período: 18 x 13.

Na segunda e terceira parciais, o Cerrado cresceu no confronto. Com defesa mais forte e arremessos da linha de três pontos, chegou a fazer 9 x 0 e obteve a virada com uma pequena vantagem em 18 x 22. O Brasília passou a errar quase tudo que tentava, enquanto os rivais deslanchavam no placar.

O último quarto iniciou com o placar marcando 49 x 70 para o Cerrado. A fatura parecia liquidada, mas o Brasília reagiu e reduziu a vantagem para oito pontos nos últimos minutos. Parecia que uma reviravolta poderia acontecer, mas os visitantes acordaram a tempo e fizeram a festa no Nilson Nelson, selando 3 x 0 na história do clássico local em partidas pelo NBB.

"A gente marcou muito bem. Com raça e garra, vencemos um clássico de Brasília. Demos uma cochilada no final, mas saímos com a vitória. Vamos comemorar bastante", disse Ruan ao fim do duelo. O Cerrado volta à quadra na próxima quinta-feira, às 20h, quando visita o Rio Claro. O Brasília enfrentará o mesmo rival, no domingo, às 11h.