A Fórmula 1 chega para a sua 22ª e última etapa da temporada 2021, o GP de Abu Dabi, com dois pilotos — Max Verstappen e Lewis Hamilton — empatados na classificação geral com 369,5 pontos e muita polêmica. Ontem, o holandês da Red Bull, punido cinco vezes na corrida anterior, na Arábia Saudita, acusou ter sido vítima de uma injustiça pelas punições e garantiu que foi o inglês da Mercedes quem agiu para tirá-lo da pista no circuito urbano de Jeddah.
Após a prova no domingo passado, Verstappen disse que a reação dele e dos fãs provaram que fala-se mais em regras e punições do que corridas na Fórmula 1. Ontem, ele reforçou. "As coisas que fiz em termos de defesa, dois outros caras também fizeram, e eles sequer foram mencionados ou receberam punição. Não entendo porque achei que estava apenas tendo uma pilotagem mais dura. O que aconteceu, para mim, não merecia punição e claramente as outras duas pessoas que fizeram isso não receberam, claramente sou o único que recebe. Claro, lutando pela ponta, as pessoas são um pouco mais críticas", desabafou.
Verstappen banca que não fez nada de errado na corrida, embora tenha sido obrigado a devolver a posição três vezes por levar vantagem indevida, receber cinco segundos por causar uma saída da pista a Hamilton e mais 10 segundos pelo "brake test". Segundo ele, ao contrário: Hamilton o tirou da pista e ainda o encarou enquanto fazia.
"Não acho que eu estava errado, mas, de alguma forma, apenas eu estava errado. Outras pessoas fizeram exatamente a mesma coisa e não foram punidas porque nós dois saímos da pista. Ficamos do lado de fora da linha branca na curva 1. De alguma forma, julgaram que foi culpa minha, algo com que não concordo. A outra punição também, não concordo com ela, depois ele (Hamilton) me empurrou para fora da pista."
"Até olhou para mim e simplesmente não fez a curva, empurrou para fora da linha branca na borda da pista e recebeu somente um aviso. Definitivamente, não é como deveria e não é justo, porque outros pilotos podem fazer coisas diferentes e parece que só eu recebo punição. No fim, as críticas sempre existem, mas, para mim, não foi justo e fui tratado diferente dos outros". A última etapa será no domingo, às 10h, com transmissão ao vivo da Band.