A pouco mais de um mës do início do Candangão, os clubes candidatos ao título vão montando seus quebra-cabeças para a nova temporada em busca de elenco e da formação de um time minimamente qualificado e competitivo. A edição 64 do campeonato local começa em 22 de janeiro.
Atual campeão candango, o Brasiliense se reapresentou em 29 de novembro. Até a estreia na competição, serão 54 dias de treinamentos totalmente voltados para a defesa da hegemonia local. Sem treinador definido, as atividades no Setor de Clubes Sul são comandadas pelo auxiliar técnico Reinaldo Gueldini, mentor da conquista invicta do CFZ em 2002.
Enquanto o comandante não chega, a diretoria amarela se movimenta para reformular o elenco. O centroavante Matheus Silva, de 24 anos, é o reforço da equipe de Taguatinga até o momento. Em contrapartida, o lateral direito Diogo, campeão candango e da Copa Verde em 2020, se despediu do clube.
Em meio a chegadas e partidas, a diretoria do Brasiliense planeja contar com a força da juventude no Candangão. Para isso, aposta no goleiro Matheus Brandão, 23; nos volantes Coquinho, 17, Dudu, 22, e João Torres, 22; além do meia Samuel, 18 e do atacante Daniel Alagoano, 22.
Gama
Pelo lado verde da capital federal, incógnitas pairam no ar. Eliminado na primeira fase da Série D do Brasileiro, o time terá o Candangão como único compromisso em 2022. A preparação no CT do Ninho do Periquito começou em marcha lenta, mas deve ser construída antes da virada do ano. O maior campeão do DF anunciou a comissão técnica e seis reforços até o momento.
O treinador Jonilson Veloso será o responsável por comandar o Gama no torneio. Tio do zagueiro Dante, ex-Bayern de Munique e Seleção Brasileira, ele tem no currículo um acesso à Série C do Brasileiro com a Jacuipense-BA. O novo dono da prancheta alviverde trabalha ao lado de Fábio Frubal (auxiliar técnico), Dalton Borges (preparador físico), Thomás Daltro (Analista de desempenho) e Marcelo Barbosa (treinador de goleiros).
Jonilson Veloso terá, inicialmente, à disposição, os zagueiros Rodolfo Manoel, Patrick e Danrley, o lateral esquerdo Felipe Saturnino, além dos atacantes Milla e Matheus Iacovelli.
Quem mais participará do Candangão 2022?
Além das figurinhas carimbadas Brasiliense e Gama, o torneio mais tradicional do Distrito Federal reunirá, em 2022, Brasília e Paranoá, ambos recém-promovidos à elite, além de Capital, Ceilândia, Luziânia, Taguatinga, Santa Maria e Unaí.
Capital
A aposta do Capital para o Candangão 2022 começa pelo banco de reservas. O clube anunciou o técnico tricampeão local por Gama e Brasiliense, Vilson Tadei como o responsável por guiar o esquadrão azul no torneio. Mesmo com poucos dias de casa, o experiente técnico vê a diretoria se movimentar para trazer peças para a próxima temporada.
A Coruja informou a contratação dos zagueiros Emerson, Wallace – ambos ex-Gama – e Max Oliveira, o volante Alexandre Gaúcho e o meia Judson. Também anunciou o retorno de nomes conhecidos no Candangão, como os goleiros Léo Rodrigues e Cleysson Silva, além do zagueiro Juan Pablo e o meia Geovane. Com os desembarques, o Capital agendou a apresentação oficial do elenco para 18 de dezembro, no Estádio JK, no Paranoá.
Ceilândia
O vice-campeonato candango em 2021 rendeu ao Ceilândia a oportunidade de figurar no cenário nacional. No próximo ano, o Gato Preto disputará a Série D do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Para fazer bonito, o clube alvinegro foi ao mercado e anunciou o meia Tarta como primeiro reforço para a temporada 2022.
Além de Tarta, o técnico Adelson de Almeida conta com as renovações de contrato do goleiro Maicon e do zagueiro Pedro Medeiros. A diretoria monitora as oportunidades no mercado e fechou com o atacante Romarinho, que estava sem clube desde junho. Ele havia deixado o Brasiliense. É a segunda passagem de Romarinho pelo Ceilândia. A primeira foi nas temporadas 2015 e 2016.
Santa Maria
O Santa Maria apresentou o elenco que irá aos gramados do DF no Candangão 2022. A equipe será comandada pelo treinador Erivaldo Silva, de 40 anos. Ele terá à disposição nomes como o do goleiro Alisson Caique, o zagueiro Léo Bahia, os volantes Yuri e Gabriel, além dos homens de frente, Éder e Lucas Capixaba. A Águia Grená também investiu em reforços como o goleiro Júlio Cesár, o lateral direito Da Silva, o zagueiro Dedé e o meia Paulinho, além do atacante Douglas Candango.
Unaí
O clube do Entorno também abre os trabalhos pensando na próxima edição do Campeonato Candango. Mesmo sem ter anunciado reforços, a diretoria confirmou Christian Ramos como dono da prancheta para o torneio do Distrito Federal. Ele retorna ao clube após breve passagem em 2020.
1ª rodada
22/1/2022
Brasiliense x Paranoá
Ceilândia x Gama
Capital x Taguatinga
Luziânia x Brasília
Unaí x Santa Maria
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima