O brasiliense Enzo Elias encerra 2021 com chave de ouro. No último fim de semana, o jovem piloto de 19 anos conquistou o título da Endurance Series da Porsche Cup, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Com o triunfo, ele levou o troféu de campeão Overall pelas conquistas de Endurance, e ainda ficou no TOP 5 da Sprint.
“Eu estou muito contente com o meu desempenho durante toda a temporada, tanto do campeonato de Sprint quanto do campeonato de Endurance. Senti que tive condições de competitividade, de ganhar corrida, de liderar o campeonato durante o ano todo”, analisa Enzo Elias em entrevista ao Correio.
Enzo sofreu um percalço na segunda etapa da temporada, em Curitiba (PR). O piloto estava na liderança do campeonato, mas deixou a capital paranaense fora do topo da tabela. Na primeira corrida, teve que abandonar a prova precocemente depois de ser acertado na segunda volta. No dia seguinte, largou em 18º devido ao acidente, mas empreendeu grande esforço e terminou a corrida em sétimo lugar.
Um objetivo para 2022
Enzo Elias entrou, há alguns anos, em uma fase de desenvolvimento acelerado. Nesse período, adquiriu experiências e mais conhecimentos no automobilismo. A meta para a próxima temporada é finalizar essa etapa e, consequentemente, se consolidar como um dos principais pilotos do país.
Para alcançar o objetivo, repetirá o ritual fora das pistas. Enzo teve uma intensa preparação física e deve manter o mesmo ritmo em 2022. Paralelamente, o desenvolvimento mental-cognitivo será aprimorado a fim de que ele se mantenha tranquilo durante a temporada.
Quanto aos compromissos, o piloto ainda não tem agenda definida. Ele e a equipe estão em busca de patrocínio e na batalha para colocá-lo novamente nas competições. Mesmo com as adversidades, Enzo Elias tem metas definidas. “Meu sonho é me tornar campeão mundial pela Porsche, representar o meu país e a minha cidade no exterior. Correr em uma grande categoria e trazer de volta aquela paixão que o público tinha por automobilismo”, projeta.
*Estagiária sob a supervisão de Marcos Paulo Lima