As chuvas intensas que atingem a Bahia também afetaram o Centro de Canoagem de Ubaitaba, cidade no sul do Estado onde o campeão olímpico e mundial Isaquias Queiroz começou na canoagem velocidade. Vídeos mostram que a inundação atingiu quase o teto da estrutura, inaugurada em 2020.
Pelas imagens, é possível avistar apenas o telhado do CT, localizado às margens do Rio de Contas, onde canoístas locais treinam. O próprio Isaquias treina no local quando visita familiares na cidade. A chuva forte neste mês de dezembro fez o rio transbordar, invadindo e tomando conta de toda a estrutura.
A Confederação Brasileira de Canoagem informou que ainda não pôde avaliar a amplitude do estrago causado pelas águas. O centro de treinamento conta com garagem para os barcos, sala de musculação, refeitório, despensa, área de serviço, área administrativa, sala de aulas e de professores e um deck flutuante.
De acordo com moradores da vizinhança, o estrago foi menor do que o esperado. "As portas foram arrancadas, uma parede foi danificada. A estrutura parece intacta no momento", disse à reportagem Edilton da Silva Santos Júnior, morador da cidade e amigo de infância de Isaquias.
O local foi erguido com a missão de se tornar celeiro de talentos, seguindo o exemplo dos locais Isaquias e Jacky Godmann, que ficaram em quarto lugar no C2 1000m na Olimpíada de Tóquio. Dias depois, Isaquias se sagrou campeão olímpico, no Japão, na categoria C1 1000m.
A confederação colocou à disposição uma chave Pix (16.240 574/0001-77) e contatos para quem puder ajudar: (73) 98162-0232 e (73) 98146-8880. "Vamos unir nossos esforços para tentar de alguma forma contribuir com essas famílias desalojadas", afirmou Rafael Girotto, presidente da entidade.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.