Encarar o time reserva do Flamengo, hoje, às 21h, na sua Arena, em Porto Alegre, em duelo atrasado da segunda rodada do Campeonato Brasileiro, é tudo o que o torcedor do Grêmio queria para depositar todas as suas esperanças em conseguir escapar do rebaixamento para a Série B. O time carioca vai poupar seus titulares para a decisão da Copa Libertadores, sábado, diante do Palmeiras, em Montevidéu, no Uruguai. Quis o destino que o "presentinho" fosse entregue por Renato Gaúcho, maior ídolo da história do clube nos papéis de jogador e técnico. Os fãs só não esperam que seja um presente de grego.
Nas contas dos torcedores tricolores, um triunfo frente aos cariocas, além de ser o terceiro consecutivo na competição nacional, poderia embalar a equipe para a conquista de mais de seis pontos na sequência diante do Bahia, em Salvador, e São Paulo, em Porto Alegre.
Com estes nove pontos virtuais, o Grêmio atingiria os 44 pontos e ainda teria mais dois compromissos contra Corinthians (fora) e Atlético-MG (em casa).
Para iniciar esta quase "missão impossível", o técnico Vagner Mancini poderá relacionar Douglas Costa, mas o meia-atacante, ainda em fase de recuperação de uma lesão muscular, não deverá ser utilizado. A presença com o grupo é considerada essencial neste momento decisivo. Ele deverá ser melhor preparado para atuar desde o início no sábado contra o Bahia.
Borja e Villasanti deverão ficar no banco de reservas, pois Mancini pretende manter a formação do ataque com Robert e Diego Souza, após as duas vitórias consecutivas sobre Chapecoense e Red Bull Bragantino.
No Flamengo, Renato Gaúcho só deverá colocar um titular em campo Trata-se do goleiro Diego Alves, que precisa de um maior ritmo de jogo, após passar um período afastado por causa de contusão. O meia uruguaio Arrascaeta, outro que se recuperou de lesão, poderá ser utilizado por um período da partida, assim como foi na vitória sobre o Internacional.
O centroavante Pedro, submetido recentemente a uma cirurgia no joelho, é outro que poderá entrar no duelo para sentir se tem condições de atuar contra o Palmeiras.
Fora do duelo com o Grêmio, Bruno Henrique continua tratamento para tentar diminuir as dores causadas por uma tendinite no joelho direito e, desta forma, poder disputar a final da Libertadores. Assim como o Palmeiras, o clube carioca está de malas prontas para embarcar rumo a Montevidéu depois do duelo em Porto Alegre.