Rúgbi

Na França, jogador de rúgbi é demitido por racismo

Uma equipe de rúgbi da segunda divisão da França demitiu um de seus jogadores por ele ter usado palavras racistas ao se referir a um adversário

Agence France-Presse
postado em 03/11/2021 20:17 / atualizado em 03/11/2021 20:18
imagem ilustrativa de um jogo de rúgbi -  (crédito:  BrasilRugby/Divulgação.)
imagem ilustrativa de um jogo de rúgbi - (crédito: BrasilRugby/Divulgação.)

Uma equipe de rúgbi da segunda divisão da França demitiu um de seus jogadores por ele ter usado palavras racistas ao se referir a um adversário, de acordo com informações obtidas pela AFP nesta quarta-feira.


Ludovic Radosavljevic foi demitido do time Provence Rugby, da cidade de Aix-en-Provence, ao reconhecer ter usado termos racistas contra um jogador da equipe do Nevers.


No dia 3 de setembro, na partida entre sua equipe e o Nevers (26-23), Radosavljevic teve uma discussão com o camaronês Chris Ambadiang. Após o jogo, sem citar o adversário, o jogador africano afirmou nas redes sociais que foi chamado de "comedor de banana".


Três dias depois, Radosavljevic, de 32 anos, assumiu que usou termos racistas contra o camaronês, que ele próprio considerou "inaceitáveis".


“Isso não faz parte dos meus valores nem dos que transmito aos meus filhos, sou um ser humano que comete erros e aprende com eles”, concluiu em mensagem postada em sua conta no Instagram.


Antes desta demissão, o Provence Rugby especificou em um comunicado que iria "ter uma reunião com o jogador para aplicar sanções proporcionais à gravidade dos eventos".


Radosavljevic foi punido em 16 de setembro pela comissão disciplinar da federação francesa de rúgbi com uma "suspensão de 26 semanas das partidas oficiais da competição".


De acordo com a entidade, o jogador não sofreu uma sanção mais severa por ter reconhecido "espontâneamente os fatos" e por ele não ter nunca cometido uma infração anteriormente.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação