SÉRIE B

Cruzeiro vence e se afasta da confusão

O Cruzeiro ganhou um respiro na luta contra o rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro ao vencer, ontem, o lanterna Brasil de Pelotas, por 2 x 0, na Arena Independência, em Belo Horizonte. Ao encerrar um jejum de quatro partidas sem vitórias, o time mineiro chegou aos 35 pontos e subiu para o 12º lugar, mantendo cinco pontos de vantagem para o Londrina, primeiro na zona de queda. Afundados na lanterna, com 16 pontos, os gaúchos perderam a quinta seguida e chegaram ao 16º jogo sem vitória.

Vitor Leque recebeu ajeitada de Thiago, fez fila dentro da área e bateu no canto de Marcelo para abrir o placar. Cinco minutos depois, Cáceres cruzou, Thiago furou, mas a bola ainda sobrou para o atacante, que não desperdiçou. O placar ainda poderia ser mais elástico se a arbitragem não tivesse anulado gols de Bruno José e Adriano.

A vitória tirou um peso das costas do elenco cruzeirense. Isso ficou claro nas palavras de Wellington Nem após a partida. O atacante, que entrou no segundo tempo no lugar de Bruno José, comemorou o fim do jejum de quatro jogos e aproveitou para agradecer o apoio dos torcedores que foram até a Arena Independência apoiarem o Cruzeiro. “Feliz pela vitória, pela entrega de todos. A gente vinha de quatro jogos sem ganhar. Agradeço a todos que estiveram presentes, apoiando desde o começo. Torcedor tem que estar sempre junto, sempre apoiar, porque é assim que vamos seguir nosso caminho”, disse.

O resultado positivo faz o Cruzeiro manter viva, mesmo que mínima, a esperança de conseguir uma vaga no G-4 da Série B. A diferença é de 13 pontos. “A gente pensa jogo a jogo. É estar focado, não abaixar a cabeça, continuar trabalhando. Esse clube é muito grande e temos que dar a vida por ele, no momento bom e no momento ruim”, finalizou o atacante.


Vasco ganha mais uma

O Vasco deu mais um importante passo em direção ao G-4 da Série B Campeonato Brasileiro. Atravessando boa fase, o cruzmaltino chegou ao quinto jogo seguido sem derrota, com direito a três vitórias em sequência, ontem. No Batistão, em Alagoas, o time carioca venceu o Confiança, por 2 x 1, e deu mais um passo na esperança de turbinar o sonho de acesso à elite do futebol nacional.

No primeiro tempo de jogo, porém, o Vasco fez pouco na direção da construção do resultado. O time carioca ficou com a bola no pé em 65% dos 45 minutos iniciais, mas finalizou somente uma vez na direção da meta do goleiro Rafael Santos, em jogada aos 39. Mesmo jogando com uma postura reativa, o Confiança chutou cinco vezes e assustou os vascaínos.

Na etapa final, a partida se transformou. Com as linhas de marcação mais avançadas, o Confiança reclamou pênalti, aos 10. A arbitragem checou o lance no VAR, mas manteve a decisão de campo. Em seguida, o Vasco marcou duas vezes. Com 15, Nenê rolou para Cano chutar com força e estufar a rede. Aos 18, Gabriel Pec cruzou na medida para Ricardo Graça ampliar. O Dragão diminuiu com Nirley, aos 34, e pressionou o cruzmaltino, mas não o suficiente para conseguir o empate.

O meia Gabriel Pec reafirmou a confiança de que o time irá terminar a Série B no grupo dos times elegíveis a disputar a primeira divisão nacional em 2022. “A gente só fala no acesso e vamos subir, porque estamos mostrando um jogo bem qualificado. Quando a torcida voltou, a gente ganhou muito mais fora de casa. Vamos brigar, porque o único foco nosso é o acesso. A gente embalou e, se Deus quiser, vai ser só vitória", ressaltou o confiante camisa 11 do cruzmaltino.

O resultado reformulou as contas do Vasco para cumprir a meta de voltar para a Série A. Agora, o cruzmaltino ocupa a sexta posição, com 43 pontos, cinco a menos do que CRB e Goiás.