BRASILEIRÃO

Uma sinopse para o mata-mata

Com série de quatro jogos em 30 dias, Fla e Athletico-PR fazem "evento-teste" de olho na Copa do Brasil

Flamengo e Athletico-PR vão se enfrentar, às 16h, no Maracanã, em jogo com cara de evento-teste para a semifinal da Copa do Brasil. Na partida, válida pela 23ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, os dois devem se testar já pensando no confronto marcado para o fim do mês. O jogo no Rio de Janeiro será o primeiro de uma série de quatro que as duas equipes farão nas próximas semanas. Isso porque os times ainda não se enfrentaram nesta temporada. O duelo do primeiro turno é uma das partidas adiadas na competição e foi remarcada para 2 de novembro, menos de uma semana depois do mata-mata.

Os confrontos valendo vaga na decisão da outra competição nacional estão marcados para 20 e 27 de outubro. Assim, a partida de hoje ganha destaque para ambas as equipes por ser oportunidade única para conhecer bem o adversário. O duelo opõe, também, dois finalistas de torneios sul-americanos em ritmo de embalo. O Flamengo alcançou a final da Libertadores. O time paranaense se classificou para a decisão da Copa Sul-Americana — ambas as finais serão no fim de novembro.

Apesar do embalo na temporada, o Fla vem de dois tropeços no Brasileirão, um empate com o América-MG e uma derrota para o Grêmio. Os tropeços afastaram mais o time carioca dos líderes. Mas líder e vice-líder tem dois jogos a mais que o Fla. Um novo tropeço, porém, pode colocar em risco as chances de título no Brasileirão. “Acredito, sim, no Brasileiro. Passo isso diariamente para o grupo. Temos 57 pontos a disputar e muita chance ainda. Continuo acreditando, e muito, no Campeonato Brasileiro”, garantiu o técnico Renato Gaúcho.

Para o jogo contra o Athletico-PR, são três baixas garantidas. O zagueiro David Luiz, o volante Thiago Maia e o meia Diego sofreram lesões musculares, enquanto o lateral-direito Matheuzinho está suspenso. O técnico deve escalar Gustavo Henrique e Rodrigo Caio na zaga. Léo Pereira segue em baixa, principalmente após ser expulso de forma infantil no jogo de ida contra o Barcelona. O meio-campo deve ter novamente Willian Arão, Andreas, Everton Ribeiro e Arrascaeta.

Por outro lado, o time paranaense ainda vem de dois triunfos seguidos no Brasileirão, contra Juventude e Grêmio. Esses resultados fizeram o time respirar na tabela, já que estava perto da zona de rebaixamento. Agora ocupa o meio da classificação. Apesar do pouco tempo entre um jogo e outro — o segundo com o Peñarol foi na quinta-feira —, o diretor-técnico Paulo Autuori, que vem comandando a equipe interinamente desde a saída de António Oliveira, deve manter a base do time titular. Recém-contratado, o técnico Alberto Valentim deve acompanhar a partida, mas ainda não irá dirigir a equipe.


Palmeiras muda o foco

Em menos de dois meses, o Palmeiras jogará sua segunda final seguida da Libertadores. Até a decisão no Uruguai, o foco, porém, será outro. O time de Abel Ferreira briga entre os primeiros colocados do Campeonato Brasileiro e busca se recuperar na competição após perder para o maior rival e apresentar oscilação nos últimos jogos. O primeiro passo para a reabilitação é ganhar do Juventude, às 18h15, no Allianz Parque, em duelo da 23ª rodada.

Com 38 pontos e a uma distância considerável do líder Atlético-MG, o Palmeiras não quer ver o rival mineiro ampliar ainda mais sua diferença na ponta. A ideia é reduzir a oscilação. “O Palmeiras busca sempre vencer. Temos um adversário do outro lado que também quer a vitória. O que cobramos aqui dentro é que a gente sempre esteja disputando títulos, sempre no topo”, destacou o goleiro Weverton.

O estratégico Abel Ferreira, criticado e muito elogiado nos últimos dias, terá algumas baixas na equipe. O lateral-direito Mayke passou por artroscopia no joelho e ficará um período fora. O titular da posição, Marcos Rocha, teve lesão constatada na coxa direita e também não joga. Com isso, Gabriel Menino será o titular no setor. No meio, Patrick de Paula levou o terceiro amarelo contra o Corinthians e está suspenso.

Corinthians empata com o Bragantino no apagar das luzes

No confronto paulista da rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, Bragantino e Corinthians fizeram uma partida bastante movimentada, ontem, no estádio Nabi Abi Chedid. O time da casa conseguiu abrir dois gols de frente no marcador. Com poder de reação, o alvinegro buscou o resultado e empatou no fim, por 2 x 2.

A partida registrou boas chances para os dois lados. Durante o primeiro tempo, os goleiros Cleiton, do Bragantino, e Cássio, do Corinthians — que completou 550 jogos pelo clube —, precisaram fazer intervenções importantes para manter o zero no marcador.

Na etapa final, o time de Bragança Paulista tomou um susto com uma bola na trave de Roger Guedes, mas abriu o placar, em seguida, com Luan Cândido, aos 10 minutos. Controlando a partida, o Bragantino ampliou com Hurtado, mas, aos 38, viu o Corinthians renascer dois minutos depois. Primeiro, Renato Augusto bateu com força para diminuir.

Com paciência, o Corinthians trocou passes até empatar no apagar das luzes. Com 50, a bola chegou nos pés de Gustavo Mosquito. Ele bateu bem para decretar a igualdade no Nabi Abi Chedid. “Foi um grande jogo. O resultado não foi o que queríamos, mas, depois de tomar 2 x 0, conseguir o empate mostra o poder do grupo”, destacou Renato Augusto.

Galo vence
A eliminação na Libertadores é passado para o Atlético-MG. Ontem, no Mineirão, o Galo teve dificuldades, mas voltou a vencer pela Série A do Campeonato Brasileiro. O alvinegro bateu o Internacional, por 1 x 0, gol de Keno, que saiu do banco de reservas e aproveitou bela jogada de Hulk para balançar as redes. O time mineiro chegou a 15 jogos de invencibilidade. São 12 vitórias e três empates. Com o triunfo em casa, chegou a 49 pontos, 11 a mais que o Palmeiras, vice-líder.