Desde 2011 turbinado por investimentos do Catar, o Paris Saint-Germain persegue vorazmente a meta de dominar o futebol europeu e conquistar a Liga dos Campeões. No período, o time acostumou-se a figurar como favorito à taça, mas, na mesma medida, se decepcionou com tropeços em momentos decisivos. Para a edição 2021/2022, o time francês subiu o sarrafo e formou um poderoso trio de ataque com Messi, Neymar e Mbappé para exorcizar os fantasmas. Hoje, às 16h, no Parc des Princes, terá a chance de se livrar de um pesadelo recente e vencer, pela primeira vez no torneio, o Manchester City.
O time inglês foi algoz dos franceses em duas temporadas recentes da Liga dos Campeões. Uma espécie de rival nas finanças — por ser bancado por dinheiro do City Football Group, dos Emirados Unidos —, o City se sobressaiu diante do PSG em duas temporadas. Em 2015/2016, levou a melhor nas quartas de final com uma vitória e um empate — 3 x 2 na soma dos placares. Na última edição do torneio europeu, avançou para a final com dois triunfos — 4 x 1 no agregado. Ou seja, em confrontos da competição continental, o Paris nunca saiu de campo vencedor.
A chance de ouro está na primeira grande partida com Messi, Neymar e Mbappé à disposição. O trio, que ainda não deu espetáculo quando jogou junto, pode, mais uma vez, começar a partida entre os titulares. O argentino era dúvida, mas foi confirmado, ontem, pelo técnico Mauricio Pochettino. “Ele estará à disposição do grupo”, adiantou, ainda deixando a dúvida sobre titularidade no ar. O comandante ainda fez questão de tirar o peso de uma atuação de luxo do trio MNM. “Somos um time em construção, é um fato, não uma opinião”, garantiu.
Mesmo com a autocrítica de Pochettino, o Manchester City aposta no lema de que todo cuidado é pouco para manter a invencibilidade. Classificando o trio de ataque do PSG como “bom demais”, o técnico Pep Guardiola admitiu não ter uma fórmula em mente para segurar as tramas de Messi, Neymar e Mbappé. “Com tanta qualidade, não sei como pará-los, são muito bons. Eles são jogadores excepcionais, todos sabem disso”, admitiu o treinador espanhol, que no sábado, após vencer o Chelsea, por 1 x 0, se tornou o comandante com o maior número de vitórias na história do clube inglês: 221 triunfos.
O City, porém, também tem nomes em grande fase para o jogo. Autor do gol da vitória na última partida, Gabriel Jesus é o líder de participações diretas até agora: três bolas na rede e três assistências. “Estou muito feliz nesse começo de temporada por mim e pelo time. O mais importante é seguir fazendo isso e tentando jogar bem a cada jogo”, disse o brasileiro. Maior contratação da janela de verão europeia — custou R$ 721 milhões — Jack Grealish vibrou por poder atuar contra Neymar. “É um jogador inacreditável, muito talentoso. Eu costumava ver muitos vídeos, até quando eu era criança e via no Santos”, relembrou.
2ª rodada
Hoje
13h45 Ajax x Besiktas
13h45 Shakhtar x Internazionale
16h PSG x Man. City
16h RB Leipzig x Club Brugge
16h Porto x Liverpool
16h Milan x Atlético de Madrid
16h Dortmund x Sporting
16h Real Madrid x Sheriff
Amanhã
13h45 Atalanta x Young Boys
13h45 Zenit x Malmo
16h Bayern x Dínamo de Kiev
16h Benfica x Barcelona
16h Man United x Villareal
16h RB Salzsburg x Lille
16h Wolfsburg x Sevilla
16h Juventus x Chelsea