O gol sofrido na Vila Belmiro, na última semana durante a partida de ida contra o Libertad, custou caro para o Santos nas quartas de final da Copa Sul-Americana. Ontem, os alvinegros do Brasil e do Paraguai se enfrentaram novamente, no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção. Com um gol marcado ainda no primeiro tempo, os donos da casa venceram, por 1 x 0, e garantiram a classificação. O rival na próxima fase será, outra vez, um brasileiro do estado de São Paulo: o Bragantino.
A queda santista no Paraguai impediu o Brasil de repetir o feito da Libertadores e ter três times nas semifinais da Sul-Americana. Além da equipe do interior paulista, o Athletico-PR também buscará o título do torneio (veja mais na matéria ao lado). Na ida, o Santos havia vencido, por 2 x 1. A vantagem construída em casa, porém, foi revertida pelo Libertad ainda no primeiro tempo. Sem inspiração, o Peixe não reuniu forças para buscar o gol que possibilitaria a classificação.
Mesmo com uma vantagem mínima, o Santos se fechou à espera do Libertad. Rondando a área alvinegra, os paraguaios logo acharam o gol. Após cobrança de escanteio de Melgarejo, Barboza antecipou a marcação e parou em João Paulo. Ferreira aproveitou o rebote. O deslize foi suficiente para fazer o Peixe tentar ir ao ataque. O time, porém, não conseguiu se aproximar da área ou levar qualquer perigo para Martín Silva.
No segundo tempo, o time paulista colocou uma bola no travessão logo aos dois minutos com Marcos Leonardo, que acabara de entrar. Buscando definir a vaga, o Libertad assustou em chute forte de Melgarejo. Apesar de ter a bola no pé, o Santos não incomodava. Nos minutos finais, quem mais chegou foram os paraguaios. João Paulo precisou trabalhar em nova finalização de Melgarejo. Ineficaz, o Peixe acabou perdendo a classificação.
"Sensação é a pior possível. A equipe deixou a desejar hoje, fizemos uma partida abaixo do que a gente vinha fazendo. Não conseguimos jogar, não finalizamos. Tomamos um gol de bola parada, uma jogada que não somos acostumados a sofrer. Estamos sendo eliminados, era uma competição em que tínhamos condições de buscar o título. É pedir desculpa para o torcedor, mas levantar a cabeça e seguir a temporada", avaliou o lateral Madson. (DQ)
Semifinais
- Athletico-PR x Peñarol
Ida: 22 de setembro
Campeón del Siglo, Montevideu
Volta: 29 de setembro
Arena da Baixada, Curitiba
- Libertad x Bragantino
Ida: 22 de setembro
Nabi Abi Chedid, Bragança
Volta: 29 de setembro
Defensores del Chaco, Assunção